A Hashdex, gestora brasileira de ativos digitais, iniciou nesta quinta-feira (05) a negociação de seu fundo de índice (ETF) de Solana na B3, a bolsa brasileira. O SOLH11, aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na semana passada, é o sétimo ETF da gestora. O fundo acompanhará o índice Nasdaq Solana Reference Rate, oferecendo exposição à criptomoeda Solana (SOL).
Este lançamento acontece apenas uma semana após a QR Asset listar o QSOL11, outro ETF de Solana, também na bolsa brasileira. Ambos os produtos são pioneiros no mundo. Afinal, nos Estados Unidos, as gestoras VanEck e 21Shares ainda aguardam aprovação da SEC para lançar ETFs de Solana. E os especialistas estimam que isso não deve ocorrer antes de 2025.
Conforme destacou Samir Kerbage, diretor de investimentos da Hashdex, o ETF de Solana visa integrar a linha de fundos monoativos da gestora. O foco do ETF são investidores sofisticados, como institucionais que desejam montar carteiras de criptoativos na B3.
“Visamos principalmente os institucionais. Isso porque o ETF é a melhor forma de exposição para muitos gestores que têm ou querem alocar em criptoativos”, afirmou Kerbage.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Mecanismo de Staking no ETF de Solana
O SOLH11 também traz um diferencial com o mecanismo de “staking”. Segundo Kerbage, o sistema de bloqueio de tokens em troca de recompensas em criptomoedas tem sido evitado por gestores internacionais. Isso porque existem questões regulatórias com a SEC nos EUA.
No staking, o investidor bloqueia parte de suas criptomoedas em troca de uma rentabilidade proporcional ao tempo e à quantidade de ativos bloqueados. No caso do SOLH11, o staking ocorre por meio de uma estrutura offshore nas Bermudas, e a rentabilidade é espelhada no Brasil.
Kerbage explicou que, embora a SEC considere que exchanges que oferecem staking estão provendo contratos de investimento, a Hashdex, como gestora regulada, vê o staking como um dever fiduciário dentro do ativo. Ele ressaltou ainda que outros fundos da gestora, como o HASH11 e o ETHE11, já utilizam essa funcionalidade.
A Solana é hoje a quinta maior criptomoeda em termos de valor de mercado, de acordo com dados do CoinGecko. No momento da redação desta matéria, SOL está custando US$ 132,80, com uma valorização diária de cerca de 3%. Embora as criptomoedas estejam enfrentando dificuldades nos últimos meses, Solana acumula uma valorização superior a 500% no último ano.
Esse crescimento, a velocidade da rede e o suporte para diversos tipos de soluções justificam o lançamento de ETFs de Solana.