A Bitcoin Cash, primeira moeda digital que surgiu através de um hard fork na blockchain do Bitcoin, anunciou que também irá executar um hard fork. Neste caso, uma das principais mudanças será o aumento do tamanho do bloco, que hoje é de 8 MB, para 32 MB, além da implementação de contratos inteligentes.
O hard fork está previsto para acontecer em 15 de maio e os desenvolvedores do Bitcoin ABC (responsáveis pelo Bitcoin Cash) também disponibilizaram a base de código para o cliente Bitcoin ABC 0.17.0 para download antes do lançamento, com as novas regras de consenso incluídas.
Segundo Conor Maloney, em reportagem para a CCN, agência de notícias internacional, os desenvolvedores lançaram um comunicado dizendo que “quando o timestamp mediano dos 11 blocos mais recentes for igual ou maior que 1526400000, as novas regras de consenso serão aplicadas ao próximo bloco. O tempo exato de ativação depende do tempo em que esse bloco é encontrado”.
Contudo, a bifurcação na rede não deve gerar uma nova moeda, tendo em vista que deve ser adotado por todos os participantes da rede Bitcoin Cash. No entanto, o principal motivo do hard fork, aumentar o tamanho do bloco, parece um pouco estranho, tendo em vista a criptomoeda, de acordo com o site BitInfoChart, nunca chegou perto de gerar um bloco de 8MB, sendo que o máximo foi um pouco mais de 4 MB e, atualmente, os blocos gerado não chegam a 100k, muito menores inclusive que o do Bitcoin Core.
Em uma entrevista na conferência Satoshi’s Vision em março, Sechet descreveu a mudança de escala como uma medida que irá permitir o “volume de pagamentos semelhante ao Paypal”. Os códigos operacionais também estão sendo reescritos e adicionados para introduzir “características semelhantes ao Ethereum”, permitindo a criação de contratos inteligentes básicos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
No anúncio sobre o hard fork, os desenvolvedores aconselharam todas as pessoas que executam nós a baixarem a nova versão, enquanto pediam ajuda da comunidade para “entrar em contato com exchanges, provedores de carteira e outros participantes do ecossistema e informar que eles deveriam atualizar seu software ou executar uma versão atualizada do Bitcoin ABC ou outro software compatível”.