Início » Últimas Notícias » Hackers criam carteira falsa na Google Store para roubar criptomoedas
Novo golpe

Hackers criam carteira falsa na Google Store para roubar criptomoedas

Hackers criam carteira falsa na Google Store para roubar criptomoedas
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Um grupo de hackers está tentando retirar o aplicativo da carteira Electrum da Google Play Store para roubar criptomoedas. O alerta foi dado pela própria Electrum nesta terça-feira (27), por meio do seu Twitter.

O que mais chama a atenção é a forma como esse ataque foi realizado. Segundo o alerta, o objetivo do grupo é manipular as notas de avaliação do aplicativo na loja do Google.

Publicidade

“Os invasores têm aumentado artificialmente a classificação da ElectrumWallet no Google Play através de um ataque de cinco estrelas”, alertou a empresa.

Grupo hacker busca inserir versão pirata da carteira

Um ataque de cinco estrelas ocorre quando hackers começam a inserir avaliações falsas sobre um aplicativo. Essa avaliação pode ser negativa (dando uma estrela) ou positiva (nota máxima).

O ataque de cinco estrelas envolve o segundo caso. Seu objetivo seria fazer parecer que a onda de avaliações positivas seria causada pela própria Electrum, com o objetivo de promover artificialmente a carteira.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Assim, o ataque busca retirar a carteira do ar por “violações de conduta” das políticas da Play Store. Se isso acontecer, os hackers poderiam incluir sua própria versão da Electrum.

“Acreditamos que o objetivo deles é remover nosso aplicativo da Google Play Store, a fim de se passar por nós com uma versão malware de nosso aplicativo”, esclareceu a mensagem da Electrum.

De fato, algumas versões falsas da Electrum começaram a surgir na Play Store. Uma delas foi incluída por um usuário em resposta ao alerta da Electrum, e a equipe por trás do projeto afirmou que tomará as providências devidas.

Publicidade

No entanto, a versão original ainda consta na plataforma. Até este momento, a Electrum possui 5,8 mil avaliações, com média geral de 5.

Electrum

Malwares podem roubar dados e criptomoedas

Caso a versão original de um aplicativo seja trocada, a versão falsa passa a ocupar os primeiros resultados. Com isso, fica mais fácil para hackers induzirem usuários a baixarem um aplicativo falso.

Essas carteiras podem conter malwares e outros produtos maliciosos. Caso sejam instalados, eles podem roubar dados dos usuários e exigir criptomoedas como resgate. No pior cenário, podem roubar sua chave privada, tendo acesso a todas as criptomoedas da carteira.

Publicidade

Por isso é importante ficar alerta nesses casos. O download de carteiras deve ser feito sempre pelo site oficial ou por um link de confiança.

Leia também: Ethereum rompe máxima história e pode triplicar de preço, dizem analistas

Leia também: Quem comprou essas 3 criptomoedas na correção se deu bem

Publicidade

Leia também: Facebook pode revelar que detém Bitcoin amanhã, indicam rumores

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

1 comentário em “Hackers criam carteira falsa na Google Store para roubar criptomoedas”

  1. Pingback: ハッカーは、暗号通貨を盗むために偽のGoogleストアウォレットを作成します | Coinews

Deixe um comentário