A rede Bytecoin será submetida à um hard fork em março de 2019. Não há dúvidas de que este seja um evento importante para qualquer criptomoeda. Em geral, o hard fork de rede permite:
- inserir recursos e atualizações importantes. As atualizações frequentes também funcionam, mas se quiser alterar o formato de bloco, as funções criptográficas ou o consenso, é preciso uma bifurcação complexa da rede;
- melhorar a integridade da rede e aplicar atualizações de software sem maiores transtornos. Muitas vezes, as redes se beneficiam consideravelmente das atualizações de software. Por exemplo, a versão Amethyst (Ametista) do Bytecoin introduzirá um protocolo ponto-a-ponto atualizado (para a troca de dados entre nós), que melhorará a velocidade de sincronização da blockchain e a confiabilidade de conexão para todos os nós atualizados.
Como se preparar para o hard fork
Tenha em mente que:
- a nova versão permite que endereços do formato antigo e novo funcionem e transfiram BCNs entre si;
- o suprimento máximo de moedas não sofrerá alteração.
Se você é um usuário do Bytecoin Desktop: atualize para a versão mais recente do Amethyst, disponível durante o período de bifurcação da rede (3.4.* e superior). Os desenvolvedores do Bytecoin estão fazendo os preparativos finais antes do hard fork, então se uma nova versão sair, vá em frente e atualize.
Lembre que, se fizer uma atualização anterior à versão 3.4.0, será necessário uma ressincronização da blockchain.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Se você é um usuário do bytecoin.money ou do aplicativo móvel: não precisa fazer nada, a atualização se dará automaticamente.
Se você estiver mantendo BCNs numa corretora ou carteira de terceiros: a atualização se dará automaticamente – nós informaremos todos os integradores sobre o hard fork com bastante antecedência. Pode ser solicitado que você transfira seu dinheiro para um novo formato de endereço. Se não tiver certeza, você pode entrar em contato com o integrador da sua escolha.
Como se dará o hard fork (bifurcação da rede)?
O software analisa se 90% dos blocos numa janela de 720 blocos (aproximadamente 24 horas) foram enviados pela nova versão do software. Quando esse percentual é alcançado, o software é programado para começar a aceitar blocos de novo formato após um período pré-determinado, para dar a quem ainda não fez a atualizam uma janela final para o fazer.
Tenha em mente que os hard forks não são fáceis de prever. A data exata do hard fork da rede será determinada pela rapidez com que os mineradores se mudam para a nova versão. Felizmente, há muitas melhorias de API para serem exploradas.
O que esse hard fork trará?
A nova versão Amethyst consiste em um número considerável de novos recursos e melhorias que serão disponibilizados após o hard fork da rede. Entre os principais, temos:
- Carteiras HD com backup e restauração mnemônicos;
- novos endereços não-vinculáveis;
- adaptação do tamanho dos blocos;
- tamanho reduzido da assinatura em anel;
- atualizações de consenso;
- histórico da carteira armazenado na blockchain;
- protocolo P2P melhorado;
- carteiras auditáveis.
A equipe espera que este hard fork corra bem como os anteriores. Fique atento às atualizações de software e fale conosco se tiver qualquer dúvida.
Leia Também: A criptografia por trás da Bytecoin