A Grayscale Investments anunciou o lançamento de um novo fundo, que investe no token da rede MakerDAO. O novo fundo se chamará MakerDAO Trust e terá captação privada. Ou seja, estará restrito a investidores institucionais.
Esse lançamento segue um processo semelhante de outros fundos baseados em criptomoedas para criar exposição do investidor no mercado. O próprio GBTC, que hoje é o segundo maior ETF de Bitcoin do mercado, começou dessa forma.
Depois da revelação do lançamento, o preço do token MKR reagiu positivamente com um aumento de 5%. Segundo o CoinGecko, o preço do token atingiu a marca de US$ 2.116 nesta terça-feira (14).
Grayscale lança o MakerDAO Trust
Na segunda-feira (13), a Grayscale anunciou o lançamento público do MakerDAO Trust, que se soma à sua crescente lista de produtos. A gestora conta com 20 fundos em seu portfólio, incluindo aí o GBTC.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Com o novo fundo, os investidores institucionais poderão ter exposição de mercado ao MKR, o token de governança da MakerDAO, sem precisar comprá-lo diretamente.
De acordo com a declaração, o Trust está aberto a investidores institucionais e individuais. Rayhaneh Sharif-Askary, chefe de pesquisa e produtos da Grayscale, destacou a demanda dos investidores por mais produtos de criptomoedas, enfatizando o compromisso da empresa em disponibilizar oportunidades de investimento inovadoras.
“O lançamento do Grayscale MakerDAO Trust permite que os investidores experimentem o crescimento de todo o ecossistema MakerDAO. Este fundo remove a dependência do DeFi da infraestrutura financeira tradicional, fornecendo um sistema de stablecoin aberto, descentralizado e sem permissão”, explicou Askary.
Visando reduzir a dependência das finanças tradicionais, os usuários do DeFi elogiaram a criação do fundo. No entanto, outros disseram que esse produto tende a centralizar o MKR em poucas mãos, prejudicando o desenvolvimento da rede.
Na semana passada, a Grayscale revelou dois produtos de investimento, o Sui Trust e o Bittensor Trust, ampliando sua lista para 20 fundos.
Usuários de criptomoedas veem pontos positivos
Após o anúncio, os entusiastas de criptomoedas miram nas conquistas alcançadas até agora, incluindo níveis crescentes de exposição no mercado. Nesse sentido, parte deles comemoraram a crescente demanda por parte dos grandes investidores.
Essa maior adoção, por sua vez, impulsiona o interesse pelas criptomoedas à medida que mais investidores institucionais contraem portfólio nessas áreas. E a Grayscale tem se destacado por impulsionar esse crescimento nos últimos anos.
Um exemplo notável foi sua vitória histórica sobre a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) que levou à aprovação dos ETFs de Bitcoin à vista. A mudança praticamente obrigou a SEC a aprovar o ETF da Grayscale, o que abriu a porta para que outros 10 ETFs chegassem no mercado.
Desde o lançamento desses fundos, bilhões foram investidos no mercado, com empresas tradicionais aumentando a exposição e aumentando os ativos sob gestão (AUM). O próprio GBTC acabou sofrendo com isso, pois enfrentou saídas sucessivas e perdeu o posto de maior fundo de Bitcoin para o IBIT, da BlackRock.