Nesta semana, o Google anunciou uma parceria com a startup Digital Asset, que pertence ao ex-executivo do banco JP Morgan, Blythe Masters, para oferecer um kit de desenvolvimento de software (SDK) para que clientes corporativos e desenvolvedores que trabalham com soluções do Google Cloud possam testar e criar aplicativos de DLT (tecnologia de dados distribuídos) diretamente em sua plataforma sem precisar codificar uma nova.
Leonard Law, chefe da Plataforma de Serviços Financeiros do Google Cloud, disse em um comunicado que a tecnologia DLT tem “grande potencial” para clientes em vários setores.
“O DLT tem um grande potencial para beneficiar os clientes não apenas no setor de serviços financeiros, mas em muitos setores, e estamos empolgados em trazer essas ferramentas para o desenvolvedor no Google Cloud.”
Segundo o anúncio, os desenvolvedores que trabalham com o Google Cloud terão acesso ao um kit de ferramentas de ponta para testar e desenvolver as aplicações de DLT.
“Estamos fazendo uma parceria com o Google Cloud para fornecer aos desenvolvedores uma solução completa para que eles possam explorar todo o potencial de inovação que a tecnologia oferece. Isso reduzirá as barreiras técnicas no desenvolvimento de aplicativos de DLT ao fornecer nossa plataforma avançada de contabilidade e linguagem de modelagem para o Google Cloud”, acrescentou Blythe Masters, CEO da Digital Asset.
O Google não é o único provedor de serviços em nuvem a oferecer operações de desenvolvimento de DLT em nuvem. No início deste ano, a Amazon Web Services (AWS) também anunciou uma aplicação semelhante que opera com Ethereum e Hyperledger Fabric e que também permite aos desenvolvedores a criação e implantação de aplicativos DLT sem precisar escrever o código-fonte do zero.