A conta do Twitter da criptomoeda Vertcoin foi comprometida em uma tentativa de facilitar um golpe de distribuição de criptomoedas.
Em 1 de maio, perto das 20h13min (UTC), a conta informou que tinha “o prazer de anunciar” uma oferta de Bitcoin, imitando outros golpes do Twitter que prometeram altas recompensas aos seguidores em troca de pequenas quantias de criptomoedas, geralmente Bitcoin e Ethereum.
O seqüestro foi especialmente notável, dado que a conta tem um “sinal azul” no Twitter, o que significa que os responsáveis pela conta (antes do ataque) foram verificados pela empresa de mídia social.
“Ei pessoal! A Vertcoin e sua equipe têm o prazer de anunciar a doação de 10 BTC aos seus seguidores para celebrar o sucesso da Vertcoin. Envie 0.005 para 3HU5sj7kB6wT9zRwpbhCRrR28vKWjfkMKf. O vencedor será anunciado em 5/3/18”, dizia a publicação no Twitter
Quase tão logo a conta emitiu o tuíte fraudulento, James Lovejoy, principal desenvolvedor do projeto, divulgou o ataque e disse que o suporte do Twitter havia sido contatado. Ele também avisou que quaisquer brindes oferecidos seriam falsos.
Da mesma forma, um moderador do servidor Discord da criptomoeda alertou os usuários para “não acreditar ou compartilhar qualquer coisa que você vê postada lá até que seja confirmado aqui que recuperamos o controle”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Até o fechamento deste artigo, o post ainda não tinha sido retirado pela equipe do Twitter. De acordo com dados da blockchain, nenhuma transação foi encontrada para o endereço listado pela conta comprometida.
Outras contas foram alvo de golpes que pretendem usar contas publicamente notáveis, a fim de enganar os detentores de criptomoedas.
Em um incidente notável, a conta do cineasta Seif Elsbei foi hackeada e então usada para representar meia dúzia de startups, desenvolvedores e exchanges diferentes ao longo de um período de três dias.