A Justiça brasileira, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), conseguiu derrubar um site fraudulento que usava o nome do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para aplicar golpe com criptomoedas. A página, hospedada por uma empresa americana, imitava um portal de notícias conhecido e espalhava fake news para enganar investidores desprevenidos.
O site falsificado publicava uma entrevista falsa com Haddad, na qual ele supostamente recomendava uma plataforma de investimento em criptomoedas movida por inteligência artificial. Além disso, o texto mentiroso afirmava que o ministro estava sendo processado pelo “Banco Nacional do Brasil”, instituição que não existe, por “ameaçar a segurança financeira do país”.
Na realidade, Haddad nunca deu essa entrevista. Além disso, a imagem que acompanhava o conteúdo era uma montagem baseada em uma entrevista verdadeira do ministro à CNN Brasil, em março. O objetivo do golpe era atrair vítimas para cadastros em uma suposta plataforma de investimentos, que, na verdade, roubava dados e dinheiro dos usuários.
Justiça deruba site que promovia golpe com criptomoedas
A AGU agiu rapidamente após ser acionada pelo ministro e notificou a Public Domain Registry, empresa dos EUA responsável pelo domínio do site. A argumentação jurídica destacou que a página violava direitos fundamentais, como a integridade informacional, e poderia configurar crime de estelionato.
“O referido site, com nítida natureza fraudulenta, representa risco à segurança financeira das famílias brasileiras, uma vez que pretende ludibriar os usuários para que se cadastrem na plataforma e transfiram recursos financeiros, sob o pretexto de realizarem investimentos muito rentáveis” escreveram os procuradores que assinam a notificação enviada ao Public Domain Registry, nos EUA.
O procurador Raphael Ramos Monteiro de Souza, da Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia (PNDD), comemorou o bloqueio. Ele destacou que isso reforça o compromisso do Estado brasileiro em enfrentar fraudes digitais e impedir a circulação de informações falsas que prejudiquem os brasileiros.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Vale destacar que o uso de Inteligência Artificial para simular sites falsos e roubar dados de usuários desavisados vem crescendo nos últimos anos. Um relatório recente da Morphisec destacou alguns desses golpes e mostrou como os criminosos têm feito para obter acesso a carteiras de criptomoedas das vítimas.
O caso envolvendo o Ministro da Fazenda mostra que os criminosos não poupam esforços para enganar as vítimas. Por isso, é de suma importância sempre checar fontes e não acreditar em promoções de investimentos milagrosos.