Em uma análise on-chain, divulgada na terça-feira (7), a empresa Glassnode observou que diversos fatores estão convergindo para criar um ambiente otimista no mercado de criptomoedas.
O relatório destacou que o halving do Bitcoin está a aproximadamente 166 dias de distância, e a possibilidade de aprovação de um fundo de investimento negociado em bolsa (ETF) nos Estados Unidos está se tornando cada vez mais provável.
Esses eventos estão impulsionando o entusiasmo e o sentimento dos investidores em relação ao BTC. Mas o que torna essa fase ainda mais interessante é a constatação de que a oferta de Bitcoin está excepcionalmente limitada.
Segundo a Glassnode, isso é notável considerando o desempenho robusto dos preços ao longo deste ano, com a moeda valorizando mais de 100% em 2023 e atingindo os níveis mais altos em um ano e meio.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A Glassnode revelou que os investidores de longo prazo mantêm firmemente suas participações, com a maioria dessas moedas não movimentadas há muito tempo. Surpreendentemente, 68,8% do fornecimento total de BTC permanece “imóvel” há mais de um ano, 57,1% há mais de dois anos, 41,1% há três anos e 29,6% há cinco anos.
“Além disso, a métrica de oferta ilíquida, que mede a quantidade de BTC mantida em carteiras com histórico de gastos mínimo, atingiu um recorde de 15,4 milhões de Bitcoin”, disse a Glassnode.
- Leia também: Banco da Inglaterra propõe roteiro para stablecoins
Previsão para o Bitcoin
Ao mesmo tempo, a oferta de investidores de curto prazo, que mantiveram suas participações por menos de 155 dias, está em níveis historicamente baixos. Essa tendência demonstra uma crescente escassez no fornecimento de BTC, à medida que os detentores existentes mostram-se menos dispostos a vender suas participações.
“Historicamente, os investidores de longo prazo aguardam que o mercado alcance novos máximos antes de começarem a vender. Esse padrão foi evidente durante a alta de 2021, com uma diminuição notável na oferta dos investidores de longo prazo, acompanhada por um aumento na oferta dos investidores de curto prazo e nos volumes de negociação”, afirmou.
O relatório destacou ainda que a proporção entre a oferta de titulares de longo e curto prazo de Bitcoin atingiu níveis não vistos desde julho de 2023, revelando uma notável divergência entre a oferta ociosa e a oferta em movimento.
A Glassnode também destacou a baixa atividade dos investidores, semelhante aos períodos de início de 2019 e final de 2020, que precederam as principais tendências de alta do mercado. Esse padrão sugere a possibilidade de uma continuidade na tendência de alta do preço do Bitcoin.
Enquanto os investidores com moedas mais “antigas” estão gastando, as altas mais acentuadas indicam vendas agressivas, enquanto os períodos de baixa indicam que os detentores preferem manter suas moedas inativas.
No entanto, a confiança dos investidores parece estar em alta, à medida que tanto as baleias (detentores de mais de 1.000 BTC) quanto os pequenos investidores aumentam suas participações. Isso é evidenciado por um aumento nas compras de Bitcoin, o que recentemente impulsionou o preço da moeda.
- Leia também: Robô da Curve perde R$ 10 milhões em ataque hacker