Impulsionadas pelo aumento na demanda por serviços de auditoria vindo de empresas do setor de criptomoedas, as empresas tradicionais de contabilidade estão sendo obrigadas a contratar especialistas em blockchain. Empresas como Ernst Young, PwC e KPMG agora têm vários clientes deste novo universo que desejam que suas práticas de negócios sejam aprovadas por nomes importantes do mercado.
O boom das criptomoedas em 2017 ajudou a criar um grande número de empresas relacionadas ao universo das criptomoedas e da blockchain.
Muitas dessas empresas levantaram dúvidas sobre serem fraudulentas, o que levou as empresas legítimas a buscarem serviços de auditoria para ajudá-las a garantir ao público e aos investidores que suas práticas de negócios são sólidas. Respondendo ao aumento da demanda, as firmas tradicionais de contabilidade e auditoria estão cada vez mais contratando pessoas com um profundo conhecimento da tecnologia blockchain para ajudá-las a verificar as credenciais daqueles que oferecem vários serviços no espaço.
De acordo com um relatório do Financial Times, empresas de contabilidade como a EY, PwC e KPMG começaram a fornecer serviços de auditoria financeira ao setor. Para ajudar a facilitar isso, esses nomes gigantescos têm ocupado a contratação de pessoal e o desenvolvimento de suas próprias tecnologias destinadas a apoiar a auditoria do setor.
O relatório afirma que a EY já conquistou mais de 150 clientes globais que estavam envolvidos no setor de ativos digitais de alguma forma. Estes incluem fazendas de mineração, exchanges e empresas mais tradicionais que usam a tecnologia blockchain.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Jeanne Boillet, porta-voz da EY, falou sobre a decisão de oferecer serviços de auditoria de criptomoedas:
“É um acéfalo … Não temos escolha a não ser resolver isso porque alguns de nossos clientes investiram nesse espaço.”
Enquanto isso, Ralph Weinberger da PwC também comentou sobre a mudança na indústria de contabilidade para ativos digitais, juntamente com a contratação de especialistas em blockchain:
“Estamos no meio de um esforço bastante significativo. Estamos dedicando recursos significativos para a forma como podemos fornecer serviços de auditoria não apenas em criptomoedas, mas também em blockchain.”
No início deste ano, ambas empresas lançaram suas próprias ferramentas para ajudá-las a auditarem empresas de ativos digitais e blockchain. A EY também afirmou que estaria lançando outras sete plataformas desenvolvidas “para o ecossistema de criptomoedas”.
No entanto, uma vez que é uma indústria tão nova, não há práticas recomendadas para as empresas seguirem ao fornecerem auditorias. Isso levou o Financial Reporting Council no Reino Unido a declarar:
“Na ausência de orientação específica, existe o risco de que práticas contábeis diversas se desenvolvam e se entrincheirem.”