A empresa de investimentos Wilshire Phoenix apresentou na sexta-feira, 12 de junho, um pedido de registro à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). O pedido diz respeito a um fundo de Bitcoin negociado em bolsa de acordo com a regulamentação.
“As cotas fornecerão aos investidores exposição ao Bitcoin de maneira acessível e econômica, sem os requisitos incertos e frequentemente complexos relacionados à aquisição ou retenção de BTC”, afirma a empresa
O fundo se chamará Bitcoin Commodity Trust. A Wilshire pretende disponibilizar as para negociação pública no OTCQX Best Marketplace da OTC Markets Group, Inc. Assim que forem emitidas, as cotas poderão ser compradas e vendidas durante o dia de negociação, como qualquer outro título negociado em bolsa.
Alternativa ao GBTC
O novo fundo possui semelhanças com o Bitcoin Trust da Grayscale (GBTC), o que pode significar uma concorrência nesse mercado.
Entretanto, o BCT de Wilshire visa permitir que o público de varejo compre Bitcoin por meio de ações no mercado mainstream. Por outro lado, o GBTC permite o acesso apenas para investidores institucionais.
Outra diferença está nas taxas cobradas. O GBTC costuma receber um alto prêmio, o que significa que os clientes pagam preços mais altos do que se comprassem BTC em exchanges. A taxa anual de custódia do GBTC é cerca de 2%. Por outro lado, o BCT da Wilshire Phoenix propõe uma taxa mais baixa de 0,9%.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Exceto pelos custos de transação associados à compra e venda de Bitcoin, espera-se que a despesa recorrente primária do Trust seja a taxa do Patrocinador, que será determinada pela aplicação de uma taxa anual de 90 pontos base (0,90%) ao NAV do Fundo.”
CME e Fidelity
Cada cota do BCT será lastreada por Bitcoin e o preço seguirá a taxa de mercado atual do Bitcoin. Além disso, o valor dos Bitcoins mantidos pela BCT seguirá um índice de preços do BTC listado pela Chicago Mercantile Exchange (CME).
A Taxa de Referência CME CF Bitcoin, ou BRR, verifica o preço do Bitcoin em várias exchanges do setor. Essa é a mesma taxa usada pela CME para liquidar em dinheiro seus contratos futuros de Bitcoin. A CME, em parte, usa a taxa de precificação de seus produtos futuros de negociação de Bitcoin.
Por fim, a Wilshire afirmou que a Fidelity Digital Assets será responsável por manter em custódia os Bitcoins que lastreiam o fundo. O documento também nomeou várias outras grandes instituições financeiras, como Broadridge Financial Solutions e UMB Funds.
Leia também: Mega investidor de Wall Street prevê Bitcoin em R$ 250.000
Leia também: Número de pessoas que acreditam mais em Bitcoin do que em bancos cresce em 29%
Leia também: Número de baleias de Bitcoin atinge maior nível desde setembro de 2017