A GE Aviation, que fornece motores a jato para cerca de 60% da indústria global de companhias aéreas, juntou-se com a Microsoft, gigante mundial de tecnologia, na construção de uma operação em blockchain destinada a rastrear a cadeia de fornecimento de equipamentos usados na fabricação de aviões.
As empresas estão usando os sistemas do Microsoft Azure e também uma plataforma construída em Ethreum, tudo para monitorar e coletar dados vinculados à fabricação e ao ciclo de vida de peças críticas de motores de aeronaves que, segundo os criadores do projeto, pode evitar que acidentes aconteçam.
“Nossa visão é ser capaz de rastrear peças conforme elas são fabricadas e o motor quando é enviado. Então, como aquele motor funciona no campo, quando consertá-lo e, em seguida, inseri-lo novamente no campo”, disse David Havera, CTO de blockchain da GE Aviation Digital Group.
Havera revela que sua equipe trabalha há mais de dois anos com parceiros como a MTU Maintenance para construir a plataforma de blockchain da empresa, cujo nome é TRUEngine.
“O que estamos chamando, internamente, é TRUEngine. Se você pensar sobre a indústria da aviação, os testes de qualidade de motores são catastróficos, uma pesquisa de eficiência por exemplo leva meses e é feita manualmente, por isso, uma aplicação com blockchain que possa impulsionar eficiências, responsabilidade e visibilidade no processo de fabricação de um motor, nos tornará mais seguros”, disse.
Já Mike Walker, diretor sênior de inovação aplicada e transformação digital da Microsoft, comparou a plataforma à uma “tapeçaria”, pois ela unirá as diferentes empresas e pessoas que estão presentes no processo de fabricação de um motor de aviação, “unir toda a cadeia de suprimentos [da GE Aviation] em um só lugar e então ter uma compreensão completa de todos os parceiros, isso é o que estamos fazendo”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Os motores de aeronaves são ativos líquidos: em um período de cinco anos, cerca de 60% mudam de mãos, disse Havera, tornando a documentação e as certificações importantes. Parte do processo envolve clientes como a Delta ou a British Airways, por exemplo, mantendo registros históricos de vôo, por exemplo quantos ciclos voaram usando cada peça, dados que são devolvidos à GE Aviation para que as peças apropriadas sejam substituídas em tempo hábil.
“Não podemos vender essas peças usadas sem a documentação adequada. O que é realmente uma crise na indústria, em nosso galpão no Texas, há dezenas de milhões de dólares em estoques de peças que não podemos vender porque nos últimos 20 anos não tínhamos uma solução digital para conseguir que a papelada tornasse possível que essas peças voltassem para o mercado”, destacou o diretor da GE, dizendo que agora a blockchain pode ser a solução.
Leia também: Starbucks rastreará os grãos do seu café usando a blockchain da Microsoft