Federico Sturzenegger, Presidente do Banco Central da Argentina, e Nicolas Dujovne, Ministro de Finanças da Argentina, durante uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 20 de abril, em Washington, EUA, na sede do FMI, salientaram a posição oficial do G20 sobre as criptomoedas. Diferente das reuniões ocorridas na Argentina, este encontro na capital norte-americana não tem um documento oficial, entretanto, Sturzenegger e Dujovne fizeram questão de salientar que o papel do G20 é ser um grande fórum de discussão da macroeconomia global e não um instrumento de imposição de regras, já que cada nação possui uma legislação específica para adoção de novas normas.
Desta forma, Dujovne destacou os avanços do grupo nas discussões em todos os temas propostos na Argentina, em particular, as criptomoedas, e com elas a nova economia digital. Segundo ele, novos avanços foram feitos nesta segunda reunião, sem contudo especificar quais, e salientou que as propostas concretas serão apresentadas em julho na Argentina.
“Todos reconhecemos a importância das mudanças tecnológicas atuais. Temos uma visão muito positiva do que isto significará enquanto crescimento, no entanto isto representa também um objeto para nossos cidadãos, pois representa uma mudança drástica na forma como consomem, produzem e se comunicam, desta forma há um acordo no sentido de que o resultado desta mudança será positiva e portanto, temos que moldar o futuro para garantir que ela possa acontecer beneficiando todos. Assim, avançamos muito durante as reuniões, aqui em Washington e chegamos a algumas conclusões que vão nos permitir elaborar um instrumento conjunto de políticas concretas, que será apresentado durante a terceira reunião dos ministros de finanças e presidentes de bancos centrais em julho, na Argentina”, salientou Dujovne.
Realizada durante as Reuniões da Primavera do FMI e do Banco Mundial, a reunião contou com a participação de 55 delegações, que incluem 22 ministros das finanças, 18 governadores dos bancos centrais e 9 líderes de organizações internacionais.