Apesar dos momentos duros passados pelo mercado financeiro em 2020, os fundos de criptoativos parecem estar se saindo bem.
A média de rentabilidade de 11 fundos, até o dia 12 de junho, foi de 26,81%. O índice Ibovespa, enquanto isso, amarga uma perda de 16,27%.
Embora o mês de junho esteja negativo até agora para todos os 11 fundos, o saldo anual está positivo.
Fundos de criptomoedas progridem em meio à pandemia
Os dados foram retirados do portal Mais Retorno. Os 11 fundos analisados foram: Vitreo Criptomoedas; Hashdex Explorer; QR Blockchain Assets; BLP Criptoativos; Hashdex Criptoativos I; VTR QR Cripto; Hashdex Voyager; Vitreo Criptomoedas Light; Hashdex Discovery; Hashdex Criptoativos II; e BLP Crypto Assets.
O maior rendimento até agora em 2020 foi do BLP Crypto Assets, que rentabilizou 74,07%. O Hashdex Criptoativos I ocupou a segunda posição, com 61,13% de rentabilidade entre 1 de janeiro e 12 de junho.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Nos últimos três meses, contudo, o fundo com a melhor performance foi o VTR QR Cripto, com uma rentabilidade de 27,21%.
O fundo com a menor rentabilidade até agora em 2020 foi o QR Blockchain Assets, com 0,6% negativos. Contudo, é importante ressaltar que o fundo é novo, e um de seus pouquíssimos meses está sendo duro para todos os outros 10 fundos da lista.
Até agora, no duro mês de junho, o BLP Criptoativos está exibindo o melhor desempenho, com 0,07% negativo.
Maioria dos investidores é cautelosa
O Vitreo Criptomoedas Light se mostrou um fundo adequado para investidores que focam no longo prazo.
Sua volatilidade é de 9,65%, muito menor em relação aos outros fundos. Entretanto, seu maior retorno é 3,51%, também menor entre os fundos.
Desta forma, ele se amolda aos investidores que querem algo menos arriscado. O fundo com maior volatilidade é também o fundo com maior rentabilidade em 2020 até então, o BLP Crypto Assets.
Sua volatilidade é de 80,81%, sendo também seu o maior retorno em um único mês, este de 61,16%. A maior queda mensal é também do BLP Crypto Assets, esta de 34,26%.
Se o número de cotistas serve como indicativo, os investidores do mercado de criptoativos são mais cautelosos, uma vez que o fundo Light da Vitreo lidera tal métrica – com 1,9 mil cotistas.
O segundo maior fundo em número de cotistas também é da Vitreo, sendo ele o Criptomoedas – com 1,8 mil. Em terceiro segue o Hashdex Discovery, com 1,7 mil.
Por meio dos dados do Mais Retorno, é possível notar que o mercado de criptoativos tem opções variadas quando se trata de fundos para investir.
Leia também: Picos de saques em exchanges podem levar o Bitcoin a R$ 90 mil em agosto
Leia também: Pela primeira vez transações de USDT no Ethereum superam as de Bitcoin
Leia também: Brasil é o país da América do Sul com mais traders de criptomoedas, mostra levantamento