Os holofotes das autoridades e reguladores com relação à indústria cripto estão voltados para o fundador da exchange de criptomoedas FTX, Sam Bankman-Fried, que enfrenta acusações de fraude eletrônica, conspiração para lavagem de dinheiro, entre outras.
Desde que a FTX colapsou em novembro, impactando todo o mercado, as atenções se voltaram para SBF e parece que as autoridades se “esqueceram” de outro pivô de um grande colapso no mercado cripto: Do Kwon.
O fundador do ecossistema Terra (LUNA), que se desintegrou em maio deste ano, está foragido há meses. Ele é buscado, inclusive, pela Interpol. Mas agora que Do Kwon saiu um pouco do foco, parece que ele está aproveitando para sacar Bitcoins.
Foi o que revelou uma reportagem recente do portal sul-coreano Digital Asset. De acordo com a matéria, dados on-chain mostram que o fundador da Terraform Labs sacou 9,64 Bitcoins (cerca de R$ 820.000) da Luna Foundation Guard (LFG) para a Binance depois de entrar recentemente na Sérvia.
Do Kwon sacando BTC na Sérvia
O portal Digital Asset informou que tem rastreado os dados on-chain por sete meses desde o processo contra o Do Kwon. E foi assim que conseguiu detectar os saques. O portal observou ainda que a Sérvia recebeu caixas eletrônicos de cripto (ATMs), em que é possível sacar Bitcoins na capital Belgrado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Conforme noticiou o CriptoFácil, novas informações revelaram que Do Kwon havia fugido para Sérvia, via Emirados Árabes Unidos, em meados de dezembro. Os investigadores alegaram que ele se mudou para o país do leste europeu no mês passado e que seu destino anterior era Dubai. Vale ressaltar que a Sérvia é um país sem tratado de extradição com a Coreia do Sul.
Anteriormente, em 30 de novembro, a Digital Asset havia informado que Do Kwon moveu cerca de 6.983 BTC da carteira LFG na Binance para uma carteira não identificada. É possível que ele esteja usando esses BTC em sua fuga.
Ressalta-se que depois que LUNA e a stablecoin UST foram a praticamente zero no mês de maio, causando enormes perdas para o mercado em geral, Do Kwon começou o seu processo de fuga. O sul-coreano já fugiu para diferentes países, mas não foi capturado.
Em setembro, um tribunal sul-coreano emitiu uma ordem de prisão para Kwon em meio a alegações de fraude. Até mesmo a Interpol foi acionada neste processo. Ao mesmo tempo, Kwon continua negando ter fugido da justiça enquanto permanece ativo nas redes sociais. Ele já prometeu revelar sua localização, mas nunca o fez.