Recentemente, Tim Sweeney, fundador da Epic Games, uma das maiores empresas de games do mundo (responsável pelo jogo Fortnite), saiu em defesa do tamanho da blockchain da EOS e declarou que não vê problema algum em blockchains “pesadas” que teriam uma grande quantidade de dados armazenados.
“O que há de errado com 4 TB em um livro de transações globais? Isso cabe em um disco rígido de US$200”, disse.
Debates em relação ao tamanho de uma blockchain estão menos relacionados com seu tamanho propriamente dito e mais vinculados ao debate de centralização, pois, à medida em que o tamanho aumenta, menos agentes estariam dispostos a dedicarem equipamentos de hardware para aquela finalidade.
No caso da EOS, já existe desde a sua criação uma forte crítica em relação à sua centralização, na qual apenas um punhado de produtores de blocos armazena toda o histórico da blockchain da EOS, tornando-os cruciais para a operação da rede.
No entanto, nada disso parece preocupar Sweeney que em contrapartida argumentou:
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“Então, os nós têm que comprar um novo disco rígido de US$300, 8TB a cada 16 meses? Por que isso é um problema? Usenet estava crescendo 1TB / dia mais de uma década atrás”, disse.
Interessante notar que embora o fundador da Epic Games esteja dedicando parte de seu tempo em debater questões técnicas da EOS, sua empresa não declarou ainda ter planos de inserir criptomoedas em seu jogos e, tampouco, de desenvolver aplicações em blockchain.
Recentemente, a loja virtual do Fortnite disponibilizou a criptomoeda Monero como forma de pagamento para seus itens, no entanto, logo que o assunto ganhou a imprensa, a Epic Games,retirou a opção e declarou que a inserção de Monero tinha sido um “mal intendido” e que não havia planos para integrar criptomoedas nos jogos da empresa.
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