A Fujitsu, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, também está aderindo a tecnologia blockchain com foco em IoT e nesta semana, anunciou a abertura do seu primeiro Centro de Inovação Blockchain na Europa, na cidade de Bruxelas, na Bélgica. O centro ressalta o compromisso da Fujitsu com a blockchain e outras tecnologias de contabilidade distribuída.
“Essas novas tecnologias estão revolucionando a forma como consumidores e empresas compram, vendem e distribuem bens e serviços. A tecnologia permite modelos de negócios completamente novos que podem ser implementados nos setores de serviços e manufatura.”, destacou o comunicado da empresa.
Segundo a Fujitsu, a tecnologia Blockchain pode ser usada em muitas áreas, dentre elas logística, cadeias de fornecimento e registros e funções públicas, como cadastro, documentos de identidade e os chamados “contratos inteligentes”, que asseguram a execução automatizada dos contratos.
Cidades Inteligentes
“Acreditamos que a tecnologia blockchain desempenha um papel significativo no desenvolvimento de cidades inteligentes. Atualmente, mais de metade da população do mundo vive em áreas urbanas. Até 2050, este número deverá subir para 66%. Essa tendência está levando a novos ecossistemas urbanos com muitos desafios – da segurança pública à infraestrutura, tráfego e moradia. As cidades precisam se adaptar a esses desenvolvimentos, tornando-se cidades inteligentes, que conectam as tecnologias de ITC com infraestruturas e arquiteturas para resolver desafios sociais, econômicos e ambientais.”, destacou Frederik De Breuck, diretor da Fujtisu.