A FTX Japan, a divisão japonesa da FTX, planeja restabelecer os saques dos clientes em meados de fevereiro de 2023. Com isso os clientes poderão sacar seus fundos, bloqueados em novembro devido ao pedido de falência da controladora.
Só que a decisão valerá apenas para os clientes do Japão, pois a FTX Japan vai construir um novo sistema diferente do usado pela matriz. Além disso, a FTX Japan vai encerrar suas atividades depois de pagar todos os clientes.
FTX Japan e Liquid vão reembolsar clientes
De acordo com um comunicado oficial, a FTX Japan está trabalhando com a Liquid, plataforma japonesa adquirida pela FTX este ano, para facilitar o processo de reembolso aos usuários.
Dessa forma, os usuários da FTX Japan poderão verificar os saldos de suas contas e sacar seus ativos diretamente da página da Liquid. Por outro lado, os usuários da Liquid podem retirar seus fundos diretamente no aplicativo Liquid.
“Para os ativos confiados a nós por nossos clientes da FTX Japan e Liquid Japan, estamos desenvolvendo o sistema para garantir os saques pela Liquid”, diz o anúncio.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
As duas empresas estruturaram um roteiro abrangente para auxiliar no processo de retirada. Portanto, os investidores japoneses poderão recuperar os fundos bloqueados. Esta é uma das raras vezes que uma plataforma devolve os fundos após um bloqueio.
- Leia também: Regulador da Califórnia emite avisos sobre 26 plataformas de criptomoedas suspeitas de fraude
FTX Japan sairá do mercado no próximo ano
Mas assim que devolver os fundos de todos os clientes, a FTX Japan. De acordo com informações, a empresa já enviou a solicitação de fechamento para o Kanto Local Finance Bureau, regulador local.
A Agência de Serviços Financeiros (FSA) determinou que a bolsa suspendesse alguns de seus serviços relacionados a transações de derivativos e margens. Nesse sentido, também determinou o bloqueio dos saques.
Os pedidos surgiram após a FTX Limited suspender as operações sem fornecer aos investidores e credores informações claras sobre a ação. A FSA disse que a medida era para proteger os interesses dos clientes e evitar que a situação da FTX se espalhasse por suas 130 afiliadas em todo o mundo.
Apesar das exigências da FSA no mês passado, o Kanto Local Finance Bureau ordenou que a FTX Japan saísse do mercado em 9 de março de 2023. O regulador federal inicialmente pediu à empresa que suspendesse todas as operações em 9 de dezembro, mas estendeu o prazo em mais três meses.