A falida exchange FTX está perto de iniciar o reembolso aos seus clientes. Isso porque a equipe de falência da exchange e seus credores indicaram sua concordância preliminar com o plano de reorganização submetido ao Tribunal de Falências dos EUA. Com isso, o desfecho de um caso que já dura quase dois anos está perto do fim.
De acordo com um comunicado de imprensa, a FTX e seus devedores afiliados receberam apoio substancial para o Plano de Reorganização. A FTX submeteu o plano ao Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito de Delaware, que o devolveu após sugerir algumas alterações.
A princípio, o plano teve uma votação não oficial entre os credores onde mais de 95% dos credores votaram a favor da proposta. Com isso, os credores da empresa estão otimistas de receber suas criptomoedas e dinheiro em breve.
Recuperação e distribuição de ativos
O plano de reorganização prevê a distribuição de quase todos os ativos relacionados à corretora de criptomoedas falida. A data levada em conta no acordo é novembro de 2022, mês em que a exchange declarou falência.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
No entanto, os usuários receberão seus fundos independentemente de sua localização no momento da falência da empresa. Em outras palavras, o plano beneficiará clientes da FTX Global ou FTX US. De acordo com a equipe de falência, o valor total dos reembolsos pagos ficará entre US$ 14,5 bilhões e US$ 16,3 bilhões.
Essa recuperação envolve os ativos de propriedade dos devedores da empresa e ativos administrados por várias entidades, como os Liquidatários Oficiais Conjuntos da FTX Digital Markets Ltd (Bahamas) e a Comissão de Valores Mobiliários das Bahamas.
Além disso, o plano de reorganização também prevê o pagamento de juros às classes primárias de clientes e credores a uma taxa de até 9% desde o início do caso até a data da distribuição. Haverá uma audiência de confirmação do plano de reorganização marcada para 7 de outubro de 2024, onde ocorrerá a votação final a respeito do plano.
Plano de reorganização da FTX se aproxima da aprovação
Além do resultado massivo em número de votos, os credores que participaram representam 99% das reivindicações por valor. Ou seja, são eles que possuem a imensa maioria das reivindicações de fundos a receber da FTX.
O resultado é praticamente um consenso geral entre todos os credores, incluindo aqueles vinculados à FTX U.S. Dessa forma, a possibilidade de aprovação do acordo em uma votação oficial cresce.
John J. Ray III, CEO e Diretor de Reestruturação da FTX, expressou seu otimismo. Conforme afirmou o CEO, o resultado consolida o apoio ao plano de reorganização.
O Plano oferece a possibilidade de pagar 100% dos valores dos pedidos de falência e juros aos credores não governamentais. Ele também busca abordar várias questões contenciosas com contrapartes governamentais e privadas, o que ajudaria a evitar batalhas legais longas e custosas e agilizaria o processo de pagamento de credores.