O Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) publicou uma carta nesta segunda-feira (11), prometendo apresentar ao G20, um conjunto de leis internacionais para as criptomoedas.
Segundo a FSB a apresentação das normativas acontecerá em outubro de 2022 e permitirá trazer novas regulamentações para moedas estáveis.
No documento divulgado pela FSB é possível observar as “vulnerabilidades das criptomoedas” que podem ter impacto no sistema tradicional e as medidas que a organização considera que devem ser tomadas para evitar um colapso financeiro.
O que é o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB)
O Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) é um órgão internacional criado em 2009, que monitora e faz recomendações sobre o sistema financeiro global.
Este conselho é formado por grandes nomes das finanças internacionais como o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, e Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Os objetivos do FSB incluem:
- Identificar vulnerabilidades que possam afetar o sistema financeiro e ações para contorná-las.
- Promover intercâmbios de informações entre reguladores responsáveis pela estabilidade financeira.
- Monitorar e orientar sobre desenvolvimento de mercado e suas implicações para a política regulatória.
- Recomendar e monitorar o uso de melhores práticas regulatórias.
- Participar em esforços conjuntos de revisão de políticas de seus membros a fim de assegurar que o trabalho seja coordenado e focado em prioridades.
- Definir estratégias e dar suporte a colegiados de supervisão.
Por esta razão é esperado que as leis apresentadas pelo conselho tenham grande impacto na coordenação global sobre possíveis regulações no ecossistema das criptomoedas.
A adoção das Stablecoins levaria a uma “crise financeira”
O documento emitido pelo FSB sugere que as moedas estáveis ou “Stablecoins” devem ser capturadas por uma regulamentação sólida e pela fiscalização das autoridades competentes de cada país.
A entidade sustentou que a crescente adoção dessas criptomoedas como forma de pagamento, acabaria por ter um papel importante e poderia ocasionar uma crise no sistema financeiro mundial durante os próximos anos.
Segundo a FSB esta categoria de ativos devem cumprir altos padrões regulatórios e de transparência, além de manter em todos os momentos as reservas que preservam a estabilidade do valor e cumprir os padrões internacionais previamente estabelecidos.
Leia também: STEPN inicia programa trimestral de queima de tokens
Leia também: Mercado de criptomoedas é um “esgoto aberto de malfeitores”, afirma Charlie Munger
Leia também: Celsius paga empréstimo com Aave e transfere US$ 418 milhões para carteira desconhecida