Em um comunicado enviado ao site de noticias Cointelegraph, o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) anunciou o lançamento de seu guia para avaliação dos benefícios das aplicações de blockchain, no início desta semana.
O guia explica o que é blockchain e aborda meios de aplicação dessa tecnologia e alguns casos de utilização por empresas, além de dividir a avaliação em três chaves específicas, sendo a primeira sobre como a tecnologia pode melhorar a produtividade e a qualidade de um serviço. Esse tópico aborda o uso da blockchain no processo de automação, além de aumentar a segurança de dados e melhorar a gestão.
A segunda chave avalia como a blockchain aumenta a transparência da empresa para com seus investidores e clientes , abordando a possibilidade de visualizar dados em tempo real, de identificar oportunidades e prever possíveis consequências de alguma decisão.
Já a terceira e última chave, discorre sobre como a blockchain pode reinventar os produtos e processos por intermédio da gestão de identificação, a facilitação de transferências sem precisar de um intermediário e em tempo real, além de seu uso mais comum: a de autenticação por meio da criptografia.
Esse guia faz parte da série de relatórios intitulada “Blockchain Beyond the Hype”, lançada pelo WEF no ano passado em parceria com a empresa de consultoria Accenture. Sheila Warren, chefe de blockchain do Fórum Econômico Mundial, explicou que o relatório anterior enfatizava que a implantação de blockchain não deveria ser considerada uma meta. O objetivo do atual documento é fornecer orientação na aplicação da tecnologia, segundo ela:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Esse novo framework é para os líderes de negócios que descobriram que a blockchain é a solução certa para um problema específico, mas não sabem como dar o próximo passo.”
O documento é baseado em uma avaliação de 79 projetos de blockchain e uma pesquisa global envolvendo 550 pessoas de 13 setores. O relatório diz que 51% dos entrevistados disseram que acreditavam que iriam “perder o desenvolvimento de novos produtos e serviços” se sua organização não investisse na tecnologia blockchain. Outros 23% dos entrevistados disseram que poderiam “perder ganhos de velocidade e eficiência” e 15% que iriam “perder a economia de gastos”.
Além disso, em nove dos 13 setores pesquisados, a rastreabilidade total e integridade dos dados foram identificadas como a principal vantagem trazida pela blockchain. Enquanto isso, muitas organizações não responderam se o benefício da blockchain poderia oferecer “novos produtos ou serviços comerciais”. O autor texto enviado à imprensa denota:
“Isso sugere que o foco atual das organizações é aprimorar os produtos e serviços existentes, antes de considerar investir em novas oportunidades.”
Leia também: Fórum Econômico Mundial cria conselhos para debater o futuro da tecnologia blockchain