O Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a atacar a nação da América Central, El Salvador, sobre sua posição e adoção do Bitcoin (BTC).
Assim, o FMI voltou a declarar ser contra o uso de bitcoin como moeda legal devido a vários riscos associados à criptomoeda e destacou que isso pode causar problemas para a nação.
Portanto, o aviso veio um dia depois que o presidente salvadorenho Nayib Bukele anunciou seu plano de construir uma “cidade bitcoin” alimentada por um vulcão e financiada por títulos bitcoin.
Assim El Salvador é o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin como moeda corrente ao lado do dólar norte-americano que é usado há duas décadas. A lei de bitcoin do país entrou em vigor em setembro.
Além disso, El Salvador comprou 1.120 BTC , de acordo com o presidente salvadorenho Nayib Bukele.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Portanto, em sua declaração de conclusão do corpo técnico da missão Artigo IV de 2021” para El Salvador, o FMI detalhou que o pais deve deixar de adotar o Bitcoin.
“Dada a alta volatilidade do preço do bitcoin, seu uso como moeda corrente envolve riscos significativos para a proteção do consumidor, integridade financeira e estabilidade financeira. Seu uso também dá origem a passivos contingentes fiscais. Por causa desses riscos, o bitcoin não deve ser usado como moeda com curso legal”, disse.
El Salvador deve desistir do Bitcoin
Assim o FMI pediu que El Salvador desista de seus planos com o Bitcoin e revogue a “lei Bitcoin”.
“Os planos de emitir títulos soberanos e usar os recursos para comprar bitcoins e financiar planos de infraestrutura anunciados em 20 de novembro, ocorreram após a conclusão dos trabalhos técnicos da missão e não foram discutidos com as autoridades”, esclareceu o FMI.
No entanto o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, fez pouco das recomendações do FMI e declarou e disse que a nação é soberana para tomar suas decisões.
“Somos soberanos para tomar nossas decições. Embora obviamente não concordemos em algumas coisas, como a adoção do bitcoin, a análise que o FMI faz do nosso país é interessante, mas não temos planos de mudar nada com relação as criptomoedas“, disse.
Leia também: Índia apresenta lei para proibir criptomoedas com ‘poucas exceções’
Leia também: Brasileiros poderão comprar Bitcoin através de casas lotéricas
Leia também: NFTs poderão ser incorporados ao Twitter e à Discord devido à função lançada pela Audius
Ah tá… BTC faz mal a nação… E o dollar com o governo Americano imprimindo sem parar que faz bem??? FMI VSF parasitas estatais!!!
Bitcoin é como um tambor que faz muito barulho mas no seu interior contem apenas ar, nada mais..começou a se valorizar porque alguns idiotas jogarem algumas moedas como gorgeta ao dono do instrumento,,achando que era musico de talento,,e ai veio o efeito domino´…mas assim como a sua piramede monetaria subiu pode cair de repente , quanto maior a altura, maior sera a queda.Ja o dollar, o real, o euro e até as outras moedas menos valorizadas, oficiais do banco central dos seus paises, tem como lastro a confiabilidade em compensação de seus produtos, mercados,serviços acordos de contratos seculares, confiaiveis, no trabalho de suas “economia,negócios de import/ export, reservas de divisas,etc e até aiinda algum ouro mantido em reserva , incluso uma agencia bancaria ,real, concreta,fisica,onde qualquer um podera´demandar algum valor ou compensação caso haja alguma disputa financeira…Onde é mesmo,em que pais que fica o banco central do bitcoin?
FMI DE CU É ROLA.