Início » Últimas Notícias » FMI quer ‘garantir’ que El Salvador não compre mais Bitcoin
'Acordo'

FMI quer ‘garantir’ que El Salvador não compre mais Bitcoin

El Salvador irá debater com FMI estratégia dos Bitcoins Bonds
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou na quarta-feira (28) que chegou a um acordo preliminar com as autoridades de El Salvador sobre a primeira revisão do programa de financiamento estendido (EFF, na sigla em inglês) firmado entre as partes. O entendimento, que ainda precisa da aprovação do conselho executivo do FMI, inclui o compromisso do país de não aumentar sua exposição ao Bitcoin.

De acordo com o comunicado oficial assinado por Rodrigo Cubeddu, vice-diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI, e Luis Cubeddu, chefe da missão para El Salvador, o governo local se comprometeu a manter inalterado o volume de Bitcoin mantido em carteiras públicas, em linha com os compromissos assumidos no programa de financiamento.

Publicidade

Além disso, o acordo determina que o setor público deve encerrar sua participação na carteira digital Chivo até o final de julho de 2025. A Chivo é a carteira estatal criada pelo governo salvadorenho para facilitar o uso do Bitcoin no país, após a adoção da criptomoeda como moeda legal em 2021.

“No Bitcoin, os esforços continuarão para garantir que a quantidade total de Bitcoin mantida em todas as carteiras de propriedade do governo permaneça inalterada, consistente com os compromissos do programa. Ao mesmo tempo, garante o encerramento da participação do setor público na carteira Chivo até o final de julho.”

FMI que barra novas compras de Bitcoin por El Salvador

O documento destaca que a implementação das metas estruturais do programa está avançando bem. Também aponta que a economia salvadorenha continua em crescimento, sustentada por melhora na confiança e forte fluxo de remessas.

O FMI reconhece que as partes conseguiram alcançar as metas estabelecidas para a primeira revisão. Além disso, destacou que as políticas fiscais prudentes vêm contribuindo para a redução da inflação e do déficit em conta corrente.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O FMI destacou ainda a importância da implementação efetiva da nova Lei Anticorrupção e da transparência nas contas públicas, com foco na governança e na responsabilização fiscal.

O acordo preliminar faz parte de um programa de 40 meses com o objetivo de apoiar o crescimento sustentável, bem como fortalecer a estabilidade macroeconômica de El Salvador, diante das incertezas no cenário global.

Em dezembro passado, El Salvador e o FMI chegaram ao primeiro acordo. Aquele acordo previa que o país limitasse as atividades relacionadas ao Bitcoin. Em troca, receberia um pacote de financiamento de 40 meses, que envolve um empréstimo de US$ 1,4 bilhão.

Publicidade

O país aceitou o acordo e tornou a aceitação de pagamentos em Bitcoin voluntária para o setor privado. Mesmo assim, El Salvador continuou comprando Bitcoin como parte de sua estratégia de tesouraria.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil