Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Economia

FMI está preocupado com a adoção do Bitcoin pela República Centro-Africana

  • Por Lorena Amaro
  • - 05/05/2022
  • às 19:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
FMI está preocupado com a adoção do Bitcoin pela República Centro-Africana
Foto: Pixabay

A adoção do Bitcoin como moeda de curso legal pela República Centro-Africana (CAR) no final do mês de abril está sendo alvo de críticas por parte do Fundo Monetário Internacional (FMI), que tem repreende amplamente o uso do Bitcoin por nações.

De acordo com o fundo, a adoção da criptomoeda pelo país localizado no centro da África está repleta de problemas tanto para o país quanto para a região de maneira geral.

Conforme noticiou a Bloomberg, para o FMI, a iniciativa adiciona problemas “no campo do direito, política econômica e transparência”.

FMI contra adoção do Bitcoin em El Salvador

A República Centro-Africana é a segunda nação do mundo a considerar o Bitcoin uma moeda de curso legal. Em setembro de 2021, El Salvador criou a Lei Bitcoin e se tornou a primeira nação a fazê-lo.

Pouco tempo depois de o país aprovar a lei que estabelecia o BTC como moeda legal, o FMI teceu inúmeras críticas. O fundo disse, por exemplo, que a adoção da criptomoeda poderia envolver “riscos significativos”. Por isso, pediu às autoridades “uma análise muito cuidadosa”.

O alerta em questão foi feito pelo porta-voz do FMI, Gerry Rice. Ele destacou que a iniciativa envolvia questões complexas:

“A adoção do Bitcoin como moeda de curso legal levanta uma série de questões macroeconômicas, financeiras e jurídicas que requerem uma análise muito cuidadosa. Por isso, estamos acompanhando os desenvolvimentos de perto e continuaremos nossas consultas com as autoridades.”

Depois, quando o Bitcoin já tinha sido adotado, o FMI insistiu que o país abandonasse a criptomoeda. O presidente Nayib Bukele ignorou as críticas e seguiu com suas ações para ampliar o uso da moeda digital.

FMI contra o Bitcoin

Agora, ao que parece, o FMI está fazendo o mesmo com a CAR. O fundo disse que está trabalhando com as autoridades do país para encontrar soluções para “esses problemas”. 

O chefe do Departamento Africano do FMI, Abebe Aemro Selassie, disse na semana passada que um sistema de pagamento “robusto” com transparência financeira e uma estrutura de governança deve estar em vigor ao adotar criptomoedas.

Além disso, ele afirmou que o Bitcoin não era uma “panaceia” para os problemas econômicos da África.

Mais recentemente, Selassie disse à Bloomberg que a adoção apresenta uma série de desafios para o país e a região.

Conforme destacou, a adoção do Bitcoin pelo CAR levanta grandes desafios legais, de transparência e de política econômica:

“Os funcionários do FMI estão ajudando as autoridades regionais e da República Centro-Africana a lidar com as preocupações colocadas pela nova lei.”

Leia também: Bitcoin a meio caminho do halving: entenda possíveis impactos do ciclo de 2024

Leia também: MicroStrategy perde US$ 170 milhões com Bitcoin no primeiro trimestre de 2022

Leia também: França é primeiro país da União Europeia a conceder licença de operação para a Binance

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.