Colunistas

Fed instrui bancos a relatar atividade com criptomoedas

Siga o CriptoFacil no

Os reguladores simplesmente não se cansam das criptomoedas. Apenas oito dias após o Tesouro dos EUA aplicar sanções ao mixer de cripto Tornado Cash, o Federal Reserve dos EUA, o Fed, está pedindo a todos os bancos regulamentados do país que o informem sobre todas as atividades envolvendo as criptomoedas.

De acordo com uma carta do Fed do dia 16 de agosto, os bancos devem avaliar se as atividades com os ativos cripto em que se envolvem são permitidas sob as leis estaduais e federais do país. Além disso, os bancos devem notificar o Fed antes de iniciar qualquer nova atividade com as moedas digitais.

Publicidade

Fed destaca risco dos ativos digitais

O Fed destaca ainda diversos riscos que ele diz serem inerentes aos ativos digitais. O órgão chama a tecnologia cripto de “nascente e em evolução”, e é um crítico das redes abertas e não permissionadas.

“Os criptoativos podem ser usados ​​para facilitar a lavagem de dinheiro e o financiamento de atos ilícitos. Além disso, alguns ativos digitais têm a transparência limitada, o que dificulta a identificação e o rastreamento de sua propriedade”, diz a carta do Fed.

A implosão da UST, da rede Terra, e de outras stablecoins algorítmicas no início deste ano também não passou de forma despercebida para o órgão. Afinal, o Fed disse que as stablecoins, se adotadas de modo geral, podem representar um risco grave para a estabilidade financeira global. Isso inclui, por exemplo, eventuais “corridas desestabilizadoras e a interrupções nos sistemas de pagamento”, disse o Fed.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Sanção ao Tornado Cash

No início deste mês, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, o OFAC, aplicou sanções ao Tornado Cash. Trata-se de um mixer de criptomoedas com foco em privacidade. Dessa forma, o OFAC impediu que as pessoas e as entidades dos EUA interagissem com o protocolo.

Isso levou a um “ataque” no qual os usuários começaram a enviar Ether (ETH) via Tornado Cash para celebridades e para figuras de destaque da comunidade cripto como forma de protesto.

As consequências da sanção ao mixer ainda estão sendo sentidas. Isso porque alguns dos principais protocolos de finanças descentralizadas (DeFi), incluindo o Aave, a Uniswap, a dYdX e o Balancer, disseram que vão banir os usuários cujas carteiras interagiram com o mixer Tornado Cash.

Publicidade

Em muitos casos, os endereços em questão não interagiram de forma direta com o protocolo de privacidade. Em vez disso, podem apenas ter recebido ativos digitais por meio do mixer.

*Traduzido com autorização do The Defiant

Leia também: Decentraland tomba 11% com forte queda de volume: o que esperar?

Publicidade

Leia também: PlayNFT lançará marketplace NFT para criadores de conteúdo de Twitch e YouTube

Leia também: Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados regulamenta a penhora de criptomoedas no Brasil

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
The Defiant

The Defiant faz a curadoria, compila e analisa todos os principais desenvolvimentos em finanças descentralizadas, para que você possa se manter informado sobre o setor de criptomoedas e finanças.

Este website usa cookies.