A semana começa com atenção voltada para os relatórios de empregos e discursos de membros do Federal Reserve, após um período de forte volatilidade nos mercados financeiros e nas criptomoedas.
Na última sexta-feira, o índice de Preços de Gastos com Consumo Pessoal (Core PCE), principal métrica de inflação usada pelo banco central dos EUA, trouxe leve alívio ao mercado.
A segunda estimativa do PIB do quarto trimestre de 2024 confirmou um crescimento de 2,3%, impulsionado pelo consumo e pelos gastos governamentais. Principais eventos desta semana:
1. Dados do PMI de manufatura do ISM de fevereiro – segunda-feira
2. Dados de emprego não agrícola do ADP – quarta-feira
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
3. Dados iniciais de pedidos de auxílio-desemprego – quinta-feira
4. Relatório de empregos de fevereiro – sexta-feira
5. Presidente do Fed Powell fala – sexta-feira
6. Total de 9 eventos de palestrantes do Fed esta semana
- Leia também: As 3 memecoins que mais subiram na semana
Mercado de criptomoedas em alerta
No entanto, incertezas quanto às políticas fiscais e tarifárias futuras geram preocupação sobre a sustentação desse crescimento.
Esta semana, diversos relatórios econômicos virão à público, incluindo os índices ISM de manufatura (segunda-feira) e de serviços (quarta-feira), além de dados do mercado de trabalho, como o relatório de empregos da ADP, os pedidos iniciais de seguro-desemprego e o aguardado Relatório de Empregos de fevereiro, previsto para sexta-feira. Esses eventos podem movimentar o mercado de criptomoedas.
Paralelamente, haverá nove discursos de membros do Federal Reserve, que podem fornecer pistas sobre um possível corte de juros na próxima reunião do FOMC, marcada para 19 de março. No momento, a ferramenta CME Fed Watch indica 95% de probabilidade de manutenção dos juros.
O mercado de criptomoedas registrou forte alta após o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, no domingo, sobre a criação de uma reserva estratégica de criptomoedas. Conforme informou Trump, a reserva incluirá Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), podendo também contar com XRP, Solana (SOL) e Cardano (ADA).
A declaração provocou uma onda de valorizações expressivas, com o mercado de criptomoedas ganhando US$ 300 bilhões em capitalização em poucas horas. O valor total de mercado subiu 8%, atingindo US$ 3,2 trilhões.
Os próximos dias serão cruciais para determinar se o rali das criptomoedas se sustentará ou se o mercado passará por uma correção, à medida que os investidores avaliam a viabilidade da reserva anunciada por Trump.