A Coingather, pequena corretora de criptomoedas, foi fechada pelo FBI esta semana, acusada de cometer crimes relacionados a operações sem licença. Não foram publicados mais detalhes sobre o que realmente aconteceu e quais crimes levaram a apreensão da exchange, no entanto, segundo o FBI, os artigos mencionados estão relacionados a crimes como lavagem de dinheiro.
Um aviso do FBI na homepage da Coingather traz a seguinte advertência:
“O domínio Coingather.com foi apreendido pelo FBI de acordo com um mandado de apreensão emitido com base no artigo 18 U.S.C 1960, 981 e 982 do Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte de Ohio, indicando que o domínio da Coingather foi usado ou foi destinado para ser usado com a finalidade de cometer ou facilitar violações criminais.”
A Coingather já havia enfrentado problemas no ano passado, quando usuários da exchange reclamaram de uma paralisação nos serviços da empresa, aparentemente feito de forma abrupta e sem nenhum comunicado oficial. Fundada em 2014, a corretora de moedas digitais, até aquele momento, não havia registrado muitas queixas sobre a empresa, a não ser o fato das taxas serem muito altas, até 10 vezes maiores que a média do mercado na época. No entanto, no segundo semestre de 2017 começaram a surgir suspeitas que os fundadores da exchange estavam envolvidos com atividades ilícitas, como tráfico de drogas.
Tendo em vista o tamanho da exchange é possível que tenha sido uma operação de um só homem. É difícil avaliar o montante total de fundos que foram transacionados na Coingather. Até o momento não constam mais informações sobre o assunto.