Na última quinta-feira, 30 de agosto, uma fazenda de mineração de pequeno porte pegou fogo no sul do Brasil. Localizada na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, a fazenda contava aproximadamente com 70 placas de vídeo e estava em constante expansão. O local teria pego fogo após um curto circuito gerado por sobrecarga na rede.
Acontecimentos como esse salientam a importância de uma estrutura compatível com a atividade de mineração de criptomoedas. No Brasil, as mini-farms de mineração (fazendas de mineração de pequeno porte) têm se difundido e, na maioria dos casos, os proprietários as instalam em qualquer lugar sem o mínimo de cuidado com a estrutura.
É cada vez mais comum pessoas relatarem estarem levando seus equipamentos para áreas onde existem “gatos” de energia, o que coloca em risco não apenas os equipamentos como também as pessoas que ficam próximas à instalação, que provavelmente não possui estrutura para atender ao consumo elevado de energia que uma fazenda de mineração exige.
Algumas dicas importantes fornecidas por consultores de mineração de criptomoedas:
- Evite usar estruturas de madeiras ou qualquer estrutura de fácil propagação de fogo;
- Mensure a rede elétrica, a partir do poste até seu equipamento;
- Não utilize energia clandestina;
- Contrate um eletricista para adequar a rede;
- Se possível, instale sistema antichamas.