Início » Últimas Notícias » “Falso Satoshi” exige que white paper do Bitcoin seja retirado de sites

“Falso Satoshi” exige que white paper do Bitcoin seja retirado de sites

"Falso Satoshi" exige que white paper do Bitcoin seja retirado de sites
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Na quarta-feira (20), tanto o Bitcoin.org quanto o Bitcoincore.org receberam ameaças de uma ação legal vinda de advogados de Craig Steven Wright — também conhecido como “Falso Satoshi”.

Em uma carta, o cientista da computação que alega ser o criador do Bitcoin exigiu que os sites removam o white paper da criptomoeda.

Publicidade

Segundo ele, os direitos autorais sobre o documento lhe pertencem, bem como a propriedade dos sites mencionados:

“[Os advogados] também afirmam que ele é Satoshi Nakamoto, o pseudônimo criador do Bitcoin e o proprietário original do bitcoin.org. Bitcoin.org e Bitcoincore.org foram convidados a retirar o white paper. Acreditamos que essas reivindicações não tenham mérito e nos recusamos a fazê-lo”, disse o Bitcoin.org em nota.

Bitcoin Core obedece e Bitcoin.org acusa de autocensura

Embora o Bitcoin.org tenha se recusado a remover o white paper, o Bitcoin Core acatou o pedido.

“Infelizmente, sem nos consultar, os desenvolvedores do Bitcoin Core lutaram para remover o white paper do Bitcoin do bitcoincore.org, em resposta a essas alegações de violação de direitos autorais. Dando crédito a essas falsas alegações”, disse o Bitcoin.org.

Ainda de acordo com a nota, o site o Bitcoin Core foi modificado para remover as referências ao white paper. Da mesma forma, o PDF do documento foi excluído.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Segundo o Bitcoin.org, “ao se render dessa forma”, o Bitcoin Core deu munição aos inimigos do Bitcoin. Além disso, se envolveu em autocensura e comprometeu sua integridade.

Agora, Bitcoin.org disse que essa rendição permitirá aos inimigos dizer que o Bitcoin Core “sabe” que Wright é Nakamoto.

Paralelamente, o dono do Bitcoin.org, conhecido como Cobra, anunciou no Twitter uma arrecadação para a defesa contra as alegações de Wright: 

Publicidade
Cobra
Fonte: Cobra/Twitter

“Se você quiser contribuir com Bitcoin.org para a defesa legal contra as reivindicações de direitos autorais de CSW [Craig Wright] sobre o white paper e suposta propriedade do domínio.

Temos um endereço de doação: 3E8ociqZa9mZUSwGdSmAEMAoAxBK3FNDcd.

Não podemos deixar isso continuar. F**a-se Craig”, tuitou Cobra nesta quinta-feira (21).

Dono do Bitcoin Core se defende

Enquanto isso, o proprietário do Bitcoin Core, Wladimir J. van der Laan, explicou que removeu o documento porque não pretende ser um mártir:

“Então, deixe isso ficar claro: estou feliz em manter o código principal do Bitcoin. Mas não serei pessoalmente um mártir do Bitcoin. Depende de vocês, como bitcoiners, protegê-lo”, tuitou o principal mantenedor do repositório do Bitcoin no GitHub.

Van der Vaan ainda disse que “essa coisa é sobre descentralização e sistemas distribuídos”, por isso, ele não tem interesse nisso.

Por fim, ele destacou:

Publicidade

“Definitivamente não sou pago o suficiente para fazer isso.”

Leia também: Bitcoin em US$ 30 mil é boa hora para acumular, diz analista

Leia também: Especialistas indicam motivos para a queda do Bitcoin

Leia também: Gasto duplo no Bitcoin? BitMEX identifica transação suspeita

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário