A rede THORChain (RUNE) ficou off-line ao longo de toda a quinta-feira (27) e a manhã desta sexta-feira (28) devido a uma falha de software. De acordo com os operadores da blockchain, a falha comprometeu os nós e causou a paralisação das blockchain.
Para resolver este problema, os desenvolvedores precisaram parar a blockchain e identificar o que tinha acontecido. Como resultado, a rede ficou 20 horas e meia parada sem produzir nenhum bloco.
A equipe trabalhou para resolver o problema o mais rápido possível, mas afirmou que a interrupção não tinha nada a ver com roubos ou ataques hackers. Perto do meio-dia (horário de Brasília), a THORChain voltou a produzir blocos.
Por fim, a rede ficou 100% operacional perto das 13h, conforme divulgado no Twitter oficial da THORChain. A equipe disse que divulgará um relatório contendo os motivos da falha ao longo da próxima semana.
Um não-determinismo entre nós
Quando o problema começou, a rede ficou quatro horas com suas atividades comprometidas. Em seguida, a equipe do THORChain compartilhou uma atualização afirmando que o problema se originou de fontes de não determinismo entre nós.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Paradas de consenso em uma máquina distribuída ocorrem por causa do não determinismo entre nós individuais. Isso impedem que a falha comprometa todo o livro-razão”, escreveu a equipe.
Depois, os operadores delinearam as etapas necessárias para resolver o problema. Em primeiro lugar, encontrar a fonte do não determinismo e liberar uma atualização. Depois tiveram que reiniciar a blockchain, o que levou a paralisação completa.
No total, a paralisação demorou mais de 16 horas, nas quais ninguém conseguiu produzir blocos nem fazer transações. Finalmente, a equipe anunciou o problema era a manipulação de strings.
“Acaba sendo manipulação de string: o código estava empurrando um cosmos.Uint (em vez de um uint64) em uma string, o que faz com que a string obtenha um ponto diferente em vez do valor real, fazendo com que a string memo ficasse diferente em nós diferentes”.
Quando o THORChain retomará as operações?
Os desenvolvedores acrescentaram que ignoraram o problema porque trocaram memorando e o erro não foi escrito no bloco. No entanto, ele afetou a rede principal mesmo assim, já que havia uma fila de transações, o que não permite que a troca aconteça no mesmo bloco.
Dessa forma, a rede gravou memorando incorreto no bloco de qualquer maneira, o que comprometeu as demais validações.
A equipe também pediu aos operadores do nó THORChain que aguardassem e se preparassem para as instruções, pois o patch de correção estava sendo enviado imediatamente. Quando isso aconteceu, a equipe reativou as operações da THORChain de forma gradativa
Não é o primeiro erro
Enquanto isso, a interrupção do THORChain não é a primeira desse tipo, pois várias outras blockchains ficaram off-line repetidamente.
O maior exemplo é a Solana (SOL), que passou por vários tempos de inatividade da rede, sendo o mais recente no final do mês passado devido à criação de um bloco duplicado. A própria THORChain sofreu dois ataques em uma semana no ano passado.
No entanto, a falha desta sexta-feira não afetou o desempenho do token RUNE, que se valoriza 2% e está cotado a R$ 8,30 no momento da finalização deste texto.