Um ataque hacker à carteira GateHub culminou em mais de 23 milhões de tokens da Ripple (XRP) roubados de cerca de 100 usuários. Segundo um comunicado oficial da GateHub, o fato ocorreu devido a um problema na API da aplicação que permitiu que, por meio de uma série de acessos simultâneos, as chaves secretas dos usuários fossem reveladas.
O comunicado destaca ainda que o ataque foi identificado tarde demais para que os fundos fossem rastreados, e os XRP roubados acabaram sendo “mascarados” por meio de serviços de mixagem de criptomoedas e convertidos em outros criptoativos por meio de exchanges e demais serviços de troca.
A GateHub observa que ainda está conduzindo uma investigação total sobre o caso e no momento não pode oferecer mais informações do ocorrido, no entanto, destacou que foi alertada do problema por um membro da comunidade, Thomas Silkjær, que publicou recentemente um relatório sobre o hack que também é citado pela empresa.
“No dia 1º de junho, fomos informados de um roubo de 201.000 XRP e imediatamente iniciamos uma investigação. Descobriu-se que a conta roubada era gerenciada através do Gatehub.net, e que a conta ofensora (r9do2Ar8k64NxgLD6oJoywaxQhUS57Ck8k) havia roubado quantias substanciais de várias outras contas XRP, provavelmente que também foram gerenciadas através do Gatehub.net”, destaca o comunicado.
Silkjær, por sua vez, destaca na publicação que, a partir de 05 de junho, cerca de 23.200.000 XRP foram roubados de 80 a 90 vítimas, das quais cerca de 13.100.000 XRP já não podiam ser mais recuperados pois haviam sido lavados, restando aos holders apenas amargar o prejuízo.
Leia também: Violação de segurança na LocalBitcoins afeta carteiras de criptomoedas de alguns usuários
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora