O Facebook atualizou sua política de anúncios para permitir novamente a circulação de peças publicitárias relacionadas às criptomoedas, segundo uma publicação do CryptoSlate nesta semana.
A rede social anunciou por meio de uma publicação que permitirá novamente a veiculação de anúncios referentes a criptomoedas e blockchain. Anteriormente, apenas um número limitado de anunciantes previamente aprovados poderiam veicular anúncios relacionados às criptomoedas. Diz um trecho da publicação:
“Embora nós continuemos requerendo que pessoas façam registro para veicularem anúncios promovendo criptomoedas, a partir de hoje, nós não mais requereremos pré-aprovações para anúncios referentes a tecnologia blockchain, notícias da indústria, educação ou eventos relacionados a criptoativos.”
Golpes e anúncios
Em 2017, os golpes acompanharam o fluxo de dinheiro que adentrou o setor. ICOs com sites não verificados e equipes falsas angariaram milhões de dólares de investidores ingênuos.
Os golpes foram lucrativos, tão lucrativos que estas companhias estavam inclinadas a pagar para veicular anúncios em plataformas que poderiam atrair mais vítimas. O Facebook era uma dessas plataformas onde anúncios relacionados a criptomoedas bombavam.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Para combater a súbita explosão de anúncios duvidosos em sua plataforma, o Facebook anunciou em janeiro de 2018 uma nova política que bania anúncios referentes a criptomoedas, afirmando que estes anúncios eram frequentemente enganosos.
A rede social criada por Mark Zuckerberg não foi a única companhia a adotar esta postura. O Google baniu anúncios referentes a criptomoedas em março do mesmo ano, apenas alguns meses após a decisão do Facebook.
Em junho de 2018, o Facebook abrandou sua política para permitir a veiculação de anúncios envolvendo criptomoedas para anunciantes pré-aprovados. Aqueles buscando uma pré-aprovação deveriam submeter um pedido com licenças e outras informações que pudessem provar a legitimidade do anunciante. Mais uma vez, o Google seguiu a postura do Facebook e afrouxou suas políticas em relação a anúncios sobre criptoativos em setembro do mesmo ano.
Embora os anúncios envolvendo criptoativos tenham sido novamente permitidos no Facebook, promover ofertas iniciais de moedas (ICOs) ainda não é permitido. Se a história se repetir, logo o Google seguirá a decisão da rede social e permitirá novamente anúncios sobre moedas digitais.
No geral, a ação é um indicador do amadurecimento do mercado de criptoativos. A diminuição nos golpes e o aumento no reconhecimento de projetos existentes pode ter feito o Facebook mudar sua postura. Agora, com maior acesso em termos de anúncios, os projetos poderão impulsionar ainda mais a adoção no setor.
Leia também: Facebook volta atrás sobre a proibição de anúncios de criptomoedas