O Facebook, disparada como a maior rede social do mundo, tem adotado uma série de mudanças para, segundo a empresa,melhorar a relação com o usuário e evitar as ‘bolhas’ pelas quais são amplamente criticados. Uma das mais controversas delas foi o combate as “Fake News”, notícias falsas que são propagadas como verdades e tendem a direcionar opiniões, muitas vezes extremistas, sobre determinados assuntos e que, segundo admitiu a própria rede social, foram uma das grandes responsáveis pelo resultado na eleição americana.
Agora uma outra mudança na politica da plataforma impactou diretamente o mundo cripto, proibindo anúncios que “promovam produtos e serviços financeiros que são freqüentemente associados a práticas promocionais enganosas ou maliciosas”, segundo Robs Leathern, em uma publicação no blog do facebook. Neste leque estão englobadas ICO, Opções Binárias, investimentos em criptomoedas, entre outros.
“Esta política é intencionalmente ampla enquanto trabalhamos para melhor detectar práticas de publicidade enganosas e a implementação começará a crescer em nossas plataformas, incluindo Facebook, Audience Network e Instagram. Vamos rever essa política e como a reforçamos à medida que nossos sinais melhoram. “- Facebook
Não está claro se o Twitter ou outros sites de redes sociais seguirão o mesmo com orientações de anúncios semelhantes.