Sabemos que o cenário das criptomoedas é dinâmico e uma tendência que tem atraído a atenção dos investidores e reguladores é o possível lançamento de ETFs de Bitcoin no mercado à vista.
Apesar de ainda haver uma certa resistência regulatória nos Estados Unidos, já temos sentido o impacto desses ETFs no preço do Bitcoin e de outras criptomoedas.
Por isso, este artigo busca fornecer uma visão abrangente e atualizada sobre um tema que está moldando o futuro do investimento em criptomoedas e do mercado financeiro como um todo, além de apresentar uma nova pré-venda promissora para os entusiastas do Bitcoin.
Visite a pré-venda do Bitcoin ETF
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O que são fundos ETF à vista de Bitcoin
Fundos ETF (do inglês Exchange-traded fund, fundo negociado em bolsa) são, como o nome indica, fundos negociados em bolsa. O mercado spot, ou à vista, é aquele em que acontece o pagamento à vista pelo ativo e a entrega imediata deste. Um ETF de Bitcoin à vista, portanto, permite que os investidores se exponham às variações de cotação do Bitcoin sem que precisem comprar diretamente a criptomoeda.
Diferentemente dos ETF de futuros, um fundo ETF de Bitcoin à vista compra os bitcoins em vez de adquirir contratos de derivativos baseados neles. Assim, o fundo ETF compra bitcoins e mantém-nos em nome dos investidores. Estes podem ter acesso ao fundo através das corretoras tradicionais.
Nos Estados Unidos, ainda não há nenhum fundo ETF de Bitcoin à vista em operação. Embora várias empresas do setor financeiro, como BlackRock e Grayscale, manifestem interesse em lançar tal opção de investimento. Todavia, a ideia conta com a oposição da SEC. Essa agência é responsável por regular o mercado de títulos nos Estados Unidos.
Contudo, já existem em operação no mercado americano fundos de ETF baseados em contratos futuros de Bitcoin. Um deles, o primeiro a receber permissão para atuar, é o ETF ProShares Bitcoin Strategy (BITO). Ele foi lançado em 2021 pela ProShares, empresa que possui sob seu controle vários outros fundos ETFs.
Na União Europeia, por outro lado, já há pelo menos um fundo ETF de Bitcoin à vista, o ETF Jacobi Bitcoin. Ele foi lançado pela Jacobi Asset Management, empresa com sede em Londres. O fundo é negociado na Euronext Amsterdam.
No mês passado, encerrou-se o prazo para que a SEC apresentasse o seu apelo à decisão da Corte de Apelos do Distrito de Colúmbia. Esse tribunal considerou arbitrária a decisão da agência reguladora de negar à Grayscale permissão para o lançamento de um ETF de Bitcoin à vista.
Para o tribunal, a SEC nunca explicou adequadamente porque pode haver, no mercado americano, fundos ETF baseados em contratos futuros de Bitcoin, como o ProShares Bitcoin Strategy, mas não pode haver ETFs baseados no preço à vista.
Passado o prazo para apresentação de apelo, sem que a SEC o fizesse, a corte instruiu a agência a revisar o pedido da Grayscale. Embora não garanta que a empresa vá conseguir a desejada permissão para lançar seu fundo ETF de Bitcoin spot, a sua vitória na Justiça é um marco. É provável que, à vista desse e de outros contratempos, a SEC precise revisar ou abandonar sua linha dura às propostas de ETFs de Bitcoin à vista.
Possível impacto do lançamento de fundos ETF de Bitcoin Spot no preço do Bitcoin
Alex Thorn é chefe de pesquisa da Galaxy Digital, empresa de investimentos que se concentra no setor cripto. Segundo ele, o investimento em ETFs de Bitcoin à vista pode chegar a US$ 14 bilhões de dólares já no primeiro ano depois da liberação desse investimento pela SEC.
Enquanto isso, Mike Novogratz, fundador e diretor-presidente da Galaxy Digital, afirmou que a aprovação de um ETF à vista é inevitável e que a adoção institucional das criptomoedas marcará o ano que vem.
É verdade que os Fundos ETF de Bitcoin à vista podem interessar sobretudo aos investidores que desejam opções reguladas para comprar Bitcoin. Por tornarem mais provável que investidores mais cautelosos, sobretudo investidores institucionais, invistam em Bitcoin, fundos ETF de Bitcoin à vista podem aumentar de forna considerável a demanda pela criptomoeda.
Vale salientar que o Bitcoin é uma criptomoeda com oferta limitada, a qual cresce a um ritmo decrescente predeterminado. Por isso, um aumento acentuado da demanda por ele pode fazer subir significativamente a sua cotação.
Além disso, a aprovação de fundos ETF de Bitcoin à vista poderão reforçar a confiança dos investidores de varejo na criptomoeda, encorajando-os a passar a comprá-la ou a aumentar suas reservas dela.
Projetos de altcoins também podem se beneficiar do lançamento de um ETF de Bitcoin
As altcoins são as criptomoedas que não são o Bitcoin. Embora o otimismo quanto às chances de lançamento de um ETF de Bitcoin spot afetem os ânimos do mercado com relação a essa criptomoeda, eles também podem ter impacto sobre as altcoins.
Por exemplo, pode haver aumento de interesse por projetos de criptomoedas ligados à ideia de ETFs de Bitcoin. Como o Bitcoin ETF Token (BTCETF). Ele é parte de um projeto que tem como tema ETFs de Bitcoin à vista e oferece um feed de notícias sobre o tema.
É possível depositar em staking os tokens do Bitcoin ETF Token, em troca do que o detentor dos tokens receberá mais da criptomoeda. O rendimento do staking de BTCETF é dinâmico. Assim, ele dependerá das quantidades de tokens que o investidor e a comunidade tiverem depositado.
Um aspecto interessante do Bitcoin ETF Token é seu mecanismo de queima: 25% de seu suprimento de 2,10 bilhões de tokens será queimado ao longo de cinco etapas. Cada uma dessas etapas corresponderá a um marco, como, por exemplo, a aprovação do primeiro ETF de Bitcoin à vista pela SEC.
No momento em que foi terminado esse artigo, o BTCETF estava sendo vendido ao equivalente a 0,5 centavo de dólares e a pré-venda da criptomoeda havia angariado o equivalente a pouco mais de US$ 500 mil dólares.
Conclusão
Como visto acima, a aprovação de fundos ETF de Bitcoin à vista podem levar à valorização do Bitcoin e, também, de outras criptomoedas, sobretudo aquelas ligadas de alguma maneira à narrativa dos citados fundos. Uma dessas criptomoedas, atualmente em pré-venda, é o Bitcoin ETF Token (BTCETF).
As vantagens de BTCETF incluem a possibilidade de realização de staking com seus tokens e um arrojado mecanismo de queima, que pode promover a escassez da criptomoeda e favorecer a sua valorização.
Contudo, tais vantagens, embora significativas, não dispensam uma cuidadosa pesquisa. Só com a realização dela poderão os interessados no Bitcoin ETF Token compreender adequadamente os prós e contras do ativo.
Visite a pré-venda do Bitcoin ETF
Aviso: Este artigo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.