Mesmo com a queda no preço do Bitcoin (BTC), a empresa de produtos de investimento Galaxy Digital acredita que três catalisadores ou fatores de alta podem impulsionar o valor da moeda digital ao longo de 2023.
O primeiro desses catalisadores envolve questões judiciais. Segundo o relatório da Galaxy Digital, a decisão no caso Grayscale vs. SEC é vista como o catalisador mais iminente.
Em 2022, a Grayscale buscava converter seu fundo Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) de US$ 12 bilhões em um ETF de Bitcoin, mas a SEC rejeitou a proposta, alegando falta de padrões de proteção antifraude. A Grayscale, por sua vez, decidiu processar a SEC, e muitos acreditam que uma decisão favorável poderia impulsionar a criação de um ETF de Bitcoin.
Outro fator é a regulamentação nos Estados Unidos. Projetos de lei foram apresentados para formalizar regras para o mercado de criptomoedas e a emissão de stablecoins. A aprovação de tais projetos poderia garantir que indivíduos e empresas possam deter e administrar seus próprios criptoativos de forma segura, sem intermediários.
Futuro do Bitcoin
O terceiro catalisador refere-se às condições macroeconômicas. Instabilidades nos mercados de títulos ou aumentos nas taxas dos bancos centrais globais poderiam impulsionar o BTC, uma vez que os investidores procurariam ativos de segurança em momentos de incerteza.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A Galaxy Digital também menciona a importância dos detentores de Bitcoin e destaca que, apesar da recente queda no preço, pequenos endereços aumentaram suas posições.
A empresa ressalta ainda que o interesse pelo Bitcoin permanece forte, e o próximo halving, programado para abril de 2024, pode aumentar ainda mais o entusiasmo em torno da moeda digital.
“A interação entre esses fatores poderá influenciar o preço do BTC nos próximos meses, trazendo tanto volatilidade quanto oportunidades para os investidores e holders”, destacou a Galaxy Digital.
Enquanto isso, o mercado aguarda o desenrolar desses catalisadores que podem moldar o rumo do Bitcoin em 2023.