O CTO da Ripple lançou uma nova empresa chamada Coil, que inclui um produto de contratos inteligentes de fácil acesso para concorrer com o Ethereum.
Os contratos inteligentes são uma das promessas pouco usadas da revolucionária tecnologia trazida pela blockchain. O problema deles em sua forma atual é que eles não são muito fáceis e podem ser caros. Estas são as razões que o chefe de tecnologia da Ripple, Stefan Thomas, criou o Codius, que ele chama de sistema operacional para a blockchain como parte de sua nova empresa, a Coil.
Thomas, que já hospedou o fundador da Ethereum Vitalik Buterin, como visita em sua casa, descobriu que os contratos inteligentes existentes carecem de habilidades de integração simples com fontes de dados externas, o que dificulta a criação de aplicativos práticos. Com o Codius, os desenvolvedores podem usar linguagens de programação comuns para integrar todos os tipos de dados.
“[Codius] é uma plataforma de hospedagem de código aberto disponível para quem quer uma plataforma segura para construir ou hospedar um contrato inteligente, da mesma forma que a computação em nuvem tornou a hospedagem mais acessível, Codius tornará a experimentação na blockchain mais acessível, as pessoas não precisarão construir do zero,” disse Thomas à revista Fortune.
Thomas falou sobre isso com Vitalik
Um projeto ambicioso de Thomas que, como CTO da Ripple, foi o principal criador da Interledger, uma ferramenta que permite que diferentes protocolos bancários interajam entre si. Seu interesse em contratos inteligentes vem desde 2014, quando publicou um white paper sobre o assunto, possivelmente influenciado pelas conversas que teve com Vitalik, com quem permaneceu por várias semanas em 2013. Vitalik agora é famoso por criar e construir o Ethereum e Thomas diz que ainda tem um grande respeito por ele, mas que os contratos inteligentes do Ethereum não são criados para fácil adoção. Ele disse:
“Esta plataforma de código aberto (Codius) permite que contratos inteligentes sejam escritos em qualquer linguagem de programação popular e reduz os custos operacionais em várias ordens de magnitude em comparação com o Ethereum. Reduzirá as barreiras de entrada para muitos e abrirá a possibilidade de aplicações mainstream descentralizadas construídas usando blockchain.”
Isso permitirá que os usuários criem contratos inteligentes que podem utilizar fontes de informações de terceiros e podem ser acessados por navegadores da web regulares em vez de softwares especiais, como o Toshi da Coinbase. O Codius já tem dois usuários assinados na Telindus, uma grande empresa de TI em Luxemburgo, e na Wietse Wind, desenvolvedora de ferramentas de software de código aberto baseadas na Holanda.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A Coil é formalmente um desdobramento da Ripple, pois conta com parte da arquitetura da plataforma, principalmente a Interledger criada por Thomas como um sistema de pagamento. Isso pode resultar em um aumento no preço do token XRP da Ripple, se a Codius for capaz de adotar o novo padrão de contratos inteligentes, mas tem uma concorrência difícil e já estabelecida.