O coronavírus é a atual preocupação mundial em termos de saúde, requerendo até mesmo um posicionamento recente por parte da Organização Mundial de Saúde. Exchanges de criptoativos famosas, como Huobi e Binance, anunciaram apoio por meio de seus perfis no Twitter à crise causada pelo coronavírus na China.
A Binance doou US$1,5 milhão para as vítimas, enquanto a Huobi planeja doar 200 mil equipamentos de proteção para a região de Wuhan, foco de contágio.
A criptoesfera é legal
Changpeng Zhao, CEO da Binance, publicou em seu Twitter no dia 25 de janeiro que a área de caridade da Binance estava fazendo esforços para ajudar as vítimas do coronavírus. A publicação se deu em resposta a um usuário do Twitter, que pediu a ajuda de CZ (como o CEO da exchange também é conhecido) e de sua empresa para lidar com a situação em Wuhan.
For #Wuhan, not realistic to do crypto to end beneficiaries.
Binance pledged 10m RMB ($1.5m USD) to help #coronavirus victims.
We didn’t make any announcements. But BCF/Binance team has been busy for the last few days.
Still need help to arrange logistics locally.?♀️ https://t.co/UH6FXgVSrX
— CZ Binance (@cz_binance) January 25, 2020
“Para Wuhan, não parece realista que a doação se dê em criptomoedas para os beneficiados finais. Desta forma, a Binance doou 10 milhões em renminbi (cerca de US$1,5 milhão) para ajudar as vítimas do coronavírus.
Nós não fizemos anúncios, mas a Binance Charity Fund e a equipe da Binance estão ocupadas nisso durante os últimos dias. Ainda precisamos organizar as logísticas locais.”
A Huobi também anunciou no Twitter que está mobilizando esforços para ajudar as vítimas em Wuhan, por meio de uma publicação do dia 27 de janeiro:
1/ We have mobilized resources of our local offices in South Korea, Japan, the US, Argentina, Thailand, Indonesia and other places around the world to purchase medical protective equipment for Wuhan.#coronavirus #Wuhan #prayforwuhan#Huobi4Wuhan #HuobiCharity pic.twitter.com/0LKa9RdLD7
— Huobi Charity (@HuobiCharity) January 27, 2020
“Nós mobilizamos recursos de nossos escritórios locais na Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos, Argentina, Tailândia, Indonésia e outros lugares ao redor do mundo para comprar equipamentos médicos protetores para Wuhan.”
Em uma publicação seguida da primeira, a exchange completa:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
2/ So far, we have ready delivered 20,000 N95 masks to hospitals in Huangguang, Hubei, China.
In the next 2 days, we will deliver another 200,000 sets of protective equipment to doctors in Hubei province.#coronavirus #Wuhan #prayforwuhan#Huobi4Wuhan #HuobiCharity pic.twitter.com/QYXY8MftI8
— Huobi Charity (@HuobiCharity) January 27, 2020
“Até agora, nós entregamos 20 mil máscaras N95 para hospitais em Huangguang, em Hubei, na China. Durante os próximos dois dias, entregaremos outros 200 mil conjuntos de equipamentos de proteção para os médicos da província de Hubei.”
Outros esforços
Recentemente, para auxiliar com os incêndios que assolam a Austrália, a Cointelegraph criou uma iniciativa para doações de criptoativos direcionados às organizações que estão trabalhando para restaurar o ecossistema australiano.
A campanha conta com a ajuda da Oxygen Seven, sendo ela a instituição responsável por organizar a campanha para a qual as doações são encaminhadas.
Além da Oxygen Seven, estão participando do esforço as entidades australianas de proteção animal Bush Heritage, Wires, Aussie Ark, além da Emerson Collective, uma organização de mudança social.
Leia também: O surto do coronavírus pode impactar o preço dos criptoativos?