Neste sábado (16), o PIX, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, não estará funcionando em algumas exchanges de criptomoedas nacionais.
Isso porque o Banco Brasil Plural anunciou que na manhã do dia 16 realizará uma manutenção em seu banco de dados junto à Matera.
A desenvolvedora de tecnologia para o mercado financeiro é responsável pela integração das operações de algumas plataformas de criptoativos com o banco Plural.
PIX com limitações em exchanges de criptomoedas
Por conta da manutenção, a API (sigla em inglês para “Interface de Programação de Aplicações”) da instituição financeira estará indisponível para seus clientes.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Na prática, isso quer dizer que até será possível fazer movimentações com o PIX nas plataformas. No entanto, as transações não serão compensadas instantaneamente.
Portanto, Mercado Bitcoin, BitPreço, BitcoinTrade e outras plataformas de criptomoedas que usam o sistema do Plural terão limitações quanto ao uso do PIX.
A manutenção foi anunciada nesta sexta-feira (15), conforme informou Ney Pimenta, CEO da BitPreço, ao CriptoFácil. Das 7h às 12h a API do Plural estará indisponível:
Exchanges avisam clientes sobre manutenção
Algumas plataformas de moedas digitais que usam o Plural já avisaram seus clientes sobre a manutenção na manhã do próximo sábado.
Procurada pelo CriptoFácil, o Mercado Bitcoin, avisou que os usuários poderão enviar dinheiro via PIX para a plataforma. Entretanto, a transação só será efetivada após a manutenção, prevista para encerrar ao meio dia.
Já as outras funções e tipos de transferências estarão funcionando normalmente.
“Sábado (16/01), pela manhã, haverá uma manutenção programada em nosso sistema Pix. Essa atualização ocorrerá de 7h a 12h. Durante esse horário, nossa plataforma seguirá funcionando normalmente e você ainda poderá fazer um PIX. Mas a efetivação do valor em sua conta ocorrerá após a atualização”, informou o Mercado Bitcoin.
A BitcoinTrade também confirmou, em nota, que será umas das afetadas pela manutenção.
Entretanto, como informou Bernardo Teixeira, CEO da exchange, a plataforma continuará aceitando transferências entre contas (Santander, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil).
Além disso, “seguirá aprovando os depósitos na mesma velocidade de sempre”, disse.
Leia também: Trader lista 14 criptomoedas “baratas” para lucrar em janeiro
Leia também: Chainlink dispara 16% e atinge sua máxima histórica
Leia também: Estagiário larga emprego por day trade e diz fazer R$ 700 mil