A Coinbase, principal exchange de criptomoedas dos Estados Unidos, está lançando suporte para que os residentes da União Europeia façam saques em moeda fiduciária para o sistema de pagamento online PayPal. O desenvolvimento foi divulgado pelo site de notícias Cointelegraph.
Conforme relatado, a Coinbase lançou suporte de retirada do PayPal para usuários dos EUA no mês passado. A extensão europeia do serviço será aplicada agora para residentes da União Europeia e aqueles que vivem em países da Associação Europeia de Livre Comércio – Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
A Coinbase já havia integrado o suporte para o PayPal no verão de 2016, mas encerrou o serviço dentro de algumas semanas devido a dificuldades técnicas.
Até o serviço recém-lançado, a União Europeia e os residentes dos países da Associação Européia de Livre Comércio confiaram exclusivamente nas transferências eletrônicas SEPA para retirar seus fundos fiduciários – com os do Reino Unido também tendo acesso ao Esquema de Pagamentos Mais Rápidos (FPS) do país, que está em funcionamento com a Coinbase desde março de 2018.
Conforme relatado, a Coinbase está atualmente buscando diversificar seu suporte às criptomoedas, bem como gateways de moeda fiduciária – em dezembro, a exchange revelou que estava explorando a expansão de seus ativos listados para mais de 30 criptomoedas em tantas jurisdições quanto as autoridades reguladoras permitirem. Em novembro, a plataforma lançou a negociação no mercado de balcão (OTC) para clientes institucionais.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O PayPal – cujo número ativo de usuários ultrapassou 254 milhões no terceiro trimestre de 2018 – teve um relacionamento historicamente complexo com o ecossistema das criptomoedas. Recentemente, o cofundador da empresa Luke Nosek declarou que as primeiras aspirações da empresa de pagamentos eram notavelmente próximas daquelas das criptomoedas, alegando que:
“Muitas pessoas não sabem disso, mas a missão inicial do PayPal era criar uma moeda global que fosse independente da interferência desses cartéis corruptos de bancos e governos que estavam depreciando suas moedas.”
Os comentários favoráveis de Nosek sobre as criptomoedas foram repetidos pelo diretor financeiro da empresa John Rainey, enquanto outro dos fundadores do PayPal, Max Levchin, adotou uma postura anti-blockchain e Bitcoin (BTC).
Em dezembro, o Paypal lançou um sistema de recompensas baseado em blockchain para funcionários, com o objetivo de incentivar a participação em programas relacionados à inovação. A empresa também registrou uma patente nos EUA no ano passado para aumentar a velocidade dos pagamentos com criptomoedas.