A Coinbase, uma das gigantes do mercado de exchanges de criptoativos, está a caminho de obter uma licença da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) para operar como corretora. A licença permitirá a empresa negociar os ativos que a SEC considera como títulos mobiliários.
Em uma declaração atribuída ao presidente da Coinbase e COO, Asiff Hirji, e publicada no seu blog pessoal, a Coinbase revelou que adquiriu uma licença de corretora, um sistema de comércio alternativo (ATS) e uma licença de consultoria de investimentos (RIA) e – aguardando aprovação regulatória – começará operando como corretora sob a supervisão da SEC e da Autoridade Regulatória da Indústria Financeira (FINRA).
Em declarações anteriores, Hirji disse que os quatro ativos listados na plataforma Coinbase – Bitcoin, Ether, Bitcoin Cash e Litecoin – foram os únicos que a empresa se sentiu confortável em fornecer suporte, dado o ambiente regulatório nos Estados Unidos e a empresa ainda não ter obtido as licenças. Operar como corretora expandirá enormemente a lista de ativos que a empresa pode listar.
Hirji escreveu:
“Agora existem muitos tipos de ativos digitais baseados em blockchain, desde criptomoedas até tokens de segurança e colecionáveis. Nos Estados Unidos, alguns desses ativos estarão sujeitos à supervisão da SEC. Com isso em mente, garantir essas licenças nos aproximará de nossa meta, que é fornecer a maneira mais confiável para nossos clientes comprarem, venderem e usarem muitos tipos diferentes de ativos digitais.”
Para assegurar a garantia dessas licenças, a Coinbase adquiriu três empresas que já possuem licenças federais no país: Keystone Capital Corp., Venovate Marketplace, Inc. e Digital Wealth LLC. A Keystone e a Venovate são registradas na SEC e na FINRA como corretoras, enquanto a Digital Wealth possui uma licença de consultoria da SEC. A Venovate também possui licença para operar como sistema alternativo.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A Coinbase não é a única grande exchange de criptomoedas que busca registro federal visando maior conformidade regulatória. Segundo o portal de notícias CCN, a Circle Internet Financial – uma das principais concorrentes da Coinbase – revelou nesta semana que planeja buscar registro na SEC e espera receber também uma licença bancária.