A exchange de criptomoedas da Gemini ficou offline nesta quarta-feira (16) causando ainda mais pânico no mercado de criptomoedas e nos usuários da plataforma.
A interrupção afetou vários serviços da exchange, incluindo, por exemplo, as negociações, os depósitos e os saques. No Twitter, especulou-se que a causa da paralisação sem o contágio no mercado após o colapso da exchange FTX.
A Gemini informou inicialmente em sua conta na rede social que estava investigando o caso. No entanto, a corretora garantiu que os fundos dos clientes estão seguros:
“A Gemini está investigando relatórios de possíveis interrupções de serviço. Todas as contas e fundos dos clientes permanecem completamente seguros. Mais atualizações a seguir”, escreveu a Gemini.
Interrupção no Amazon Web Service
Em seguida, a equipe da exchange afirmou que uma investigação mais aprofundada revelou que a interrupção se deu devido a uma interrupção do Amazon Web Services EBS em um de seus bancos de dados principais.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Tivemos uma interrupção do Amazon Web Services EBS em um de nossos bancos de dados principais. Restauramos o banco de dados e estamos trazendo a exchange de volta”, tuitou a empresa nesta tarde.
Em seguida, pouco tempo depois, a equipe comunicou que a exchange estava totalmente online. Além disso, disse que todos os fundos do cliente mantidos na exchange são mantidos em 1:1 e “estão disponíveis para retirada a qualquer momento”.
Apesar de a exchange ter garantido que os fundos estão em segurança, muitos usuários estão expressando preocupação:
“Nada está seguro no momento… tire suas criptomoedas de todas as exchanges!”, tuitou uma pessoa.
- Leia também: Negociação de Bitcoin no Brasil recua 24% em outubro
Earn da Gemini não conseguirá atender resgates
Vale destacar que ainda nesta quarta, mais cedo, a Gemini publicou uma nota informando que sua unidade Earn não conseguirá atender aos resgates de clientes no prazo do contrato de nível de serviço de cinco dias. Isso porque a Genesis Global Capital, parceira do negócio, informou hoje que interrompeu as retiradas e novas originações de empréstimos devido aos impactos da falência da FTX.
“Continuaremos a trabalhar com eles em nome de todos os clientes da Earn. Esta é nossa maior prioridade. Agradecemos muito sua paciência”, disse a Gemini.