Notícias

Exchange de criptomoedas promete encerrar contas que interagirem com Tornado Cash

Siga o CriptoFacil no

A exchange de criptomoedas OKX anunciou medidas rigorosas para reforçar a integridade financeira e garantir a conformidade com as sanções internacionais. De acordo com o CEO da OKX, Star Xu, a OKX encerrará imediatamente qualquer conta na plataforma que interagir com o serviço Tornado Cash, sancionado nos EUA.

A decisão surge em meio a crescentes preocupações sobre o Tornado Cash. O serviço descentralizado permite aos usuários ocultar a origem e o destino de suas transações de criptomoedas. Embora a plataforma seja popular entre aqueles que valorizam a privacidade, ela também tem sido utilizada por agentes mal-intencionados para lavar fundos roubados.

Publicidade

Exchange busca conformidade

Conforme destacou Xu, se os usuários da OKX depositarem dinheiro de entidades sancionadas, como a Garantex e o Tornado Cash, ou tentarem retirar fundos para essas entidades, a plataforma acionará os mecanismos de controle de risco. Isso resultará no fechamento das contas envolvidas.

“Somos obrigados a cumprir as políticas de sanções aplicáveis, incluindo as sanções dos EUA”, afirmou Xu.

O aviso da exchange veio após um apelo público de um usuário conhecido como Satoshi Friends. Ele pediu à sua comunidade e aos usuários dos países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) que retirassem urgentemente todos os seus fundos da OKX e deixassem de utilizar a exchange indefinidamente.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ele citou as políticas rigorosas da OKX e suas experiências pessoais, alegando que os usuários correm o risco de terem suas contas bloqueadas repentinamente, fundos congelados e ativos perdidos. Satoshi Friends mencionou que vários influenciadores tiveram suas contas bloqueadas e fundos limitados, com uma resolução parcial ocorrendo apenas após intervenção direta com a equipe da OKX.

Resposta às preocupações dos usuários

Em resposta às críticas, Xu reconheceu que a conta do usuário em questão havia realizado múltiplas transações significativas relacionadas a exchanges ou protocolos DeFi alvos de sanção.

Nesse sentido, Xu esclareceu que o usuário recebeu autorização para retirar seus fundos limpos antes que sua conta sofresse bloqueio. No entanto, a OKX se recusou a transferir os dados do usuário de uma conta antiga para uma nova. De acordo com a exchange, isso violaria sua política de conformidade e poderia ser um meio de contornar as regras.

Publicidade

Xu reiterou a importância da conformidade, enfatizando que a OKX não aceita clientes que estão na lista de Nacionais Especialmente Designados. Ademais, ele afirmou que a exchange não pode oferecer serviços a pessoas ou entidades alvos de sanções.

Contudo, ele tranquilizou a maioria dos usuários, afirmando que eles não serão afetados por essas medidas.

Recentemente, agentes mal-intencionados utilizaram o Tornado Cash para lavar fundos roubados de diferentes ataques a protocolos. Em 7 de agosto, o hacker responsável pelo ataque à exchange de criptomoedas Rain começou a lavar 1.155 Ether através do Tornado Cash.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.