A Bybit, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, sofreu um ataque hacker nesta sexta-feira (21) e perdeu cerca de US$ 1,5 bilhão em ativos digitais. O incidente gerou pânico no mercado e o Bitcoin chegou a cair para US$ 97 mil, recuperando posteriormente seu valor.
As primeiras suspeitas surgiram após o Whale Alert reportar uma transferência massiva de 400.000 ETH da Bybit para uma carteira desconhecida. O destinatário começou a converter os fundos para stETH e mETH, o que indicou um possível ataque.
O famoso analista on-chain ZachXBT também alertou sobre o problema e confirmou a possibilidade de uma falha de segurança na plataforma.
Horas depois, o CEO da Bybit, Ben Zhou, confirmou que a plataforma sofreu um ataque durante uma transferência interna entre suas carteiras fria e quente.
O hacker aproveitou uma brecha na segurança e desviou os fundos para um endereço desconhecido. No entanto, Zhou garantiu que apenas uma carteira da exchange foi comprometida e que os saques continuam funcionando normalmente.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Um hacker assumiu o controle dessa carteira fria específica, assinada por nós, e transferiu todo o ETH contido nela para um endereço não identificado. Por favor, fiquem tranquilos, pois todas as outras carteiras frias estão seguras. Todos os saques estão NORMAIS.”
Bybit sofre ataque hacker
Na terça-feira, a Bybit anunciou que realizaria manutenção programada em seu servidor ativo hoje e continuaria até amanhã, no entanto, agora o cronograma está incerto.
A Bybit é uma exchange global de criptomoedas fundada em 2018, oferecendo serviços de negociação de derivativos, spot trading, staking e outras soluções financeiras no setor de ativos digitais.
Com ampla atuação no Brasil, nos últimos anos, a Bybit tem expandido seus serviços, incluindo suporte a novos pares de negociação, integração com DeFi e NFTs. No Brasil, recentemente, a empresa emitiu um cartão para criptomoedas com a bandeira Mastercard.
Com o cartão, usuários podem fazer pagamentos em criptomoedas com até 2% de cashback e rendimento de até 8% de APR (Taxa Percentual Anual). A iniciativa, disponível para usuários que já possuem o cartão virtual, visa expandir o acesso a soluções financeiras inovadoras no Brasil.