A Frente Corretora de Câmbio, dos ex-integrantes da XP Investimentos Carlos Brown e Ricardo Baraçal, lançou na última quarta-feira, 22 de maio, o Simple, plataforma que atuará na venda de moedas (usando o câmbio turismo) e também fará remessas internacionais usando a rede da Ripple. Segundo uma reportagem da revista Exame, a ideia é que correspondentes cambiais atrelados à Frente, tornem-se fintechs de câmbio e também possam realizar serviços de remessa.
Ainda segundo a reportagem, a opção de remessa usando a Ripple já estará disponível em junho e permitirá o envio de até US$3 mil que serão creditados na conta do destinatário em segundos, ao contrário de serviços baseados no Swift que podem demorar até 30 dias. Para realizar as operações, os usuários terão que fazer um pequeno processo de KYC (identificação de cliente) online.
“O usuário do Simple é o cidadão comum, que tem um filho morando fora do país, por exemplo. Esse público não faz grandes remessas, é dinheiro para a família, e esse percentual cobrado pelas instituições acaba engolindo uma parte muito grande do valor”, disse Carlos Brown, cofundador da Frente.
A plataforma vem sendo desenvolvida há mais de seis meses e, além da parte técnica e de programação, a empresa precisou abrir um escritório de representação em Miami e outros dois vem sendo preparados em Nova York e Boston. O Simple não pretende cobrar taxa para fazer as remessas e deve rentabilizar a plataforma no spread das transações.
“Queremos ganhar com uma alta quantidade de operações e não com um spread muito alto, como as instituições financeiras tradicionais”, completa Brown.
A Frente já é a 15ª maior corretora de câmbio do país, de acordo com dados do Banco Central. O objetivo é chegar à quinta colocação até o fim deste ano.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Ex-XP Investimentos firma parceria com a Ripple para transferências internacionais sem taxas