Talvez, o ex-CEO do Paypal Bill Harris tenha feito um dos maiores insultos aos investidores e adeptos do Bitcoin, chamando-os de “súditos” e dizendo que eles estão presos à uma “crença” e a um “culto” sobre as potencialidades das criptomoedas que, para ele, não servem para nada e não têm valor algum. As declarações de Harris foram feitas esta semana no programa Fast Money da agência de notícias CNBC.
“Os cultuadores do Bitcoin fazem muitas alegações – que é instantâneo, gratuito, escalável, eficiente, seguro, globalmente aceito e útil – não é nenhuma dessas coisas. Nós temos moedas digitais. E temos moedas digitais mais estáveis, mais aceitas e com valor intrínseco. Nós já temos isso – é o chamado dólar, iene…”, disse Harris, apontando que a própria volatilidade do BTC mostra que ele é inviável como mecanismo de pagamento e, para ele, “ridículo como reserva de valor”.
“Há muitas coisas que aumentaram dramaticamente em valor. Isso não significa que tudo vai aumentar drasticamente em valor. Tem que haver algo subjacente. O Bitcoin não gera receita nem lucratividade”, acrescentou ele quando questionado sobre o estado atual das criptomoedas vesus os primórdios da internet.
O ex-CEO do PayPal já atacou as criptomoedas em outra oportunidade, quando alegou que elas eram “uma farsa, um esquema colossal cujo o mundo nunca viu”. No entanto, o fundador do PayPal Peter Thiel é um dos investidores da Block.one, empresa por trás da EOS.