Mark Karpeles, ex-CEO da Mt. Gox, anunciou planos de lançar sua nova exchange de criptomoedas ainda este mês. Segundo ele, a nova plataforma terá foca na transparência e facilidade de uso. Em entrevista ao The Block durante o evento Korea Blockchain Week, em Seul, Karpeles revelou que a nova plataforma, chamada EllipX, será baseada na Polônia e terá seu lançamento inicial na Europa.
A EllipX será totalmente compatível com a regulação europeia MiCA (Markets in Crypto-Assets Regulation). Karpeles atuará como diretor de tecnologia, supervisionando os aspectos técnicos da plataforma. Conforme destacou o executivo, a EllipX buscará garantir a transparência para os consumidores, sobretudo os que estão ingressando no mercado cripto.
Nova exchange terá foco em transparência
Karpeles observou que, embora as maiores exchanges, como Binance e Coinbase, sejam bem conhecidas, muitas plataformas menores operam com pouca ou nenhuma transparência sobre quem as administra. Para combater isso, a exchange EllipX terá uma estrutura compartimentada.
Dessa forma, manterá separadas as funções de corretagem, negociação e armazenamento de ativos. O funcionamento será semelhante ao modelo da Bolsa de Valores de Nova York, mas adaptado para o mercado cripto.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Essa separação envolverá entidades independentes responsáveis por diferentes aspectos do funcionamento da exchange. Por exemplo, a movimentação de criptomoedas ocorrerá em casas de compensação, como a BitGo, que operam separadamente das corretoras que lidam com os clientes. A intenção é que essa estrutura sirva como um padrão de transparência para outras exchanges no mercado.
Após o colapso da FTX, que expôs a falta de transparência e segurança em muitas exchanges, a demanda por práticas mais transparentes cresceu entre os investidores. Karpeles afirmou que a EllipX pretende divulgar dados técnicos e realizar auditorias de suas diferentes entidades para assegurar total transparência aos usuários.
Outro lançamento
Além da exchange EllipX, Karpeles está preparando o lançamento de uma organização sem fins lucrativos chamada Ungox. A organização fornecerá um sistema de classificação para projetos e exchanges de criptomoedas. Essa iniciativa visa oferecer aos investidores uma avaliação mais confiável e transparente das diversas opções no mercado.
Como parte de sua reentrada no mercado cripto, Karpeles também anunciou que os antigos clientes da Mt. Gox, que operaram na plataforma entre 2010 e 2014, serão elegíveis para receber NFTs especiais, que darão direito a descontos nas taxas de negociação na EllipX.
A Mt. Gox, fundada em 2010, operava a maior exchange de Bitcoin do mundo até sofrer um grande ataque de segurança em 2014. A violação resultou na perda de pelo menos 850.000 BTC. Após uma década de negociações com credores e autoridades, a plataforma começou a devolver os fundos aos clientes no início deste ano.
Karpeles expressou satisfação com o crescimento das tecnologias blockchain, medidas de segurança e regulamentações implementadas desde a falência da Mt. Gox. De acordo com o executivo, hoje em dia, um incidente semelhante seria detectado imediatamente.