Brett Harrison, ex-presidente da FTX US, lançou sua nova empresa chamada Architect (AX). De acordo com o executivo, a empresa será uma bolsa global centralizada e regulamentada, projetada para executar contratos perpétuos. Ou seja, atuará no setor de derivativos.
Contudo, a AX não atuará no setor de criptomoedas, mas sim no mercado de ativos tradicionais. Harrison afirmou que o objetivo da nova bolsa é trazer a estrutura e a eficiência dos contratos futuros perpétuos de criptomoedas para outros mercados.
A AX oferece contratos perpétuos em uma variedade de classes de ativos tradicionais, incluindo moedas estrangeiras, taxas de juros, ações e fundos de índices. O site da empresa já está aberto para cadastro de clientes institucionais, mas investidores comuns têm que se inscrever numa lista de espera.
“Projetamos a AX com o objetivo de combinar a eficiência de capital e a simplicidade operacional dos PFCs de criptomoedas com a segurança, a transparência e a supervisão regulatória das bolsas de futuros tradicionais”, escreveu Harrison no X.

Da falência ao ressurgimento
A experiência de Harrison como presidente do braço americano da FTX durou cerca de 17 meses. Ele deixou o cargo em setembro de 2022, dois meses antes do colapso da FTX ocorrer em novembro. A FTX US, assim como a FTX International, também encerrará suas atividades após fazer os reembolsos aos clientes.
Mas antes de ingressar no infame império de Sam Bankman-Fried, Harrison trabalhou anteriormente na Citadel Securities e na Jane Street. Foi nesta última empresa que o executivo teve contato com SBF e de lá saiu para trabalhar na FTX US.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Em 2023, Harrison decidiu lançar a Architect em parceria com a Coinbase Ventures e a Circle Ventures. Conforme noticiou o CriptoFácil na época, a parceria levantou US$ 5 milhões para investir na futura empresa. Quase três anos depois, Harrison finalmente tirou a empresa do papel.
Os clientes podem depositar garantias em dólares e stablecoins, com custódia feita por parceiros bancários consolidados. Essa garantia lhes permitirá operar os contratos perpétuos disponíveis na AX. A liquidação é baseada em benchmarks independentes padrão, e a margem de portfólio estará disponível para diversos tipos de ativos.
A Architect, com sede em Chicago, está em meio à sua rodada de financiamento Série A, segundo a Bloomberg, com US$ 17 milhões arrecadados até o momento de investidores como Coinbase Ventures, Circle Ventures e o SALT Fund, de Anthony Scaramucci.

