A recente decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos permite que o governo americano venda os 69.370 Bitcoins (BTC) apreendidos do mercado negro online conhecido como Silk Road. O economista Peter Schiff, conhecido crítico do Bitcoin, alertou que essa venda pode ocorrer em breve. Isso poderia gerar grande impacto no mercado da criptomoeda.
O Silk Road era um mercado online anônimo, ativo entre 2011 e 2013, criado por Ross Ulbricht, que atualmente cumpre prisão perpétua por crimes como lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Durante a investigação, as autoridades confiscaram uma grande quantidade de Bitcoins que estavam em posse da plataforma.
Schiff comentou, em uma publicação na rede social X no dia 9 de outubro, que o governo dos EUA poderia estar se preparando para vender os 69.370 Bitcoins. Ao preço atual, essas criptomoedas equivalem a cerca de US$ 4,3 bilhões. Ele descreveu a movimentação como “inteligente” e ainda sugeriu que Michael Saylor, presidente da MicroStrategy e entusiasta do Bitcoin, deveria considerar emprestar esse valor para adquirir os ativos.
- Leia também: Rede TON atinge 100 milhões de usuários
EUA vão inundar mercado de Bitcoins?
A decisão que autoriza a venda dos Bitcoins foi confirmada por uma sentença do Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, que determinou que o governo deveria liquidar os Bitcoins apreendidos conforme as leis vigentes.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O caso chegou à Suprema Corte após um recurso da Battle Born Investments. A empresa alegava que uma pessoa identificada apenas como “Indivíduo X” teria roubado os Bitcoins. Por isso, os BTC pertenciam à empresa por meio de uma herança relacionada à falência do Silk Road. No entanto, o tribunal decidiu contra a Battle Born, e a Suprema Corte se recusou a ouvir o recurso. Isso abriu caminho para a venda dos ativos.
A responsabilidade pela liquidação ficará a cargo do Serviço de Delegados dos EUA (U.S. Marshals Service). O departamento gerenciará o leilão dos Bitcoins após o cumprimento das formalidades legais.
Enquanto isso, o preço do Bitcoin estava em torno de US$ 61.340 no momento da publicação, registrando uma queda de 1,2% nas últimas 24 horas. Mesmo com a leve retração, a criptomoeda teve uma valorização de 8,3% no último mês, conforme dados do CoinGecko.
Ainda não está claro se o governo dos EUA vai realizar a venda total dos Bitcoins apreendidos, mas é possível que essa ação cause grande volatilidade no mercado.