O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está investigando a exchange de criptomoedas Binance. De acordo com uma reportagem da Reuters, a justiça dos EUA pediu que a exchange forneça registros relacionados à supostas operações de lavagem de dinheiro.
No processo, tanto a Binance como seu fundador, Changpeng Zhao (CZ) respondem por lavagem de dinheiro, entre outros crimes. A investigação começou em 2020, segundo a Reuters.
Investigação da Binance
Conforme informa a reportagem, o Departamento de Justiça pediu que a exchange de criptomoedas entregasse documentos de 13 altos executivos da empresa. A suspeita é que eles, inclusive CZ, cometeram crimes financeiros.
Embora o pedido inicial à Binance tenha sido feito há quase dois anos, a investigação continua em andamento. Os promotores estão interessados, sobretudo, em descobrir se a Binance violou a Lei de Sigilo Bancário.
“Reguladores de todo o mundo estão entrando em contato com todas as principais exchanges de criptomoedas para entender melhor nosso setor. Este é um processo padrão para qualquer organização regulamentada”, disse o diretor de comunicações da Binance, Patrick Hillmann.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
No entanto, ele não disse se a Binance vai ou não colaborar com a justiça dos EUA.
Mesmo caso da BitMEX
A acusação é a mesma que levou a prisão dos executivos da BitMEX. Em 24 de fevereiro, os fundadores da exchange, Arthur Hayes e Benjamin Delo, se declararam culpados das acusações.
Por oferecerem uma confissão de culpa, os dois foram condenados a pagar US$ 10 milhões em multas. Além disso, Hayes também recebeu uma ordem de prisão domiciliar de seis meses.
Em 2021, a BitMEX resolveu o caso com a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e a Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN) por um total de US$ 100 milhões .
Agora, parece que a Justiça quer repetir o feito com a Binance e com CZ. Se essa investigação seguir o mesmo caminho da BitMEX, pode terminar com CZ como alvo da justiça do país.
Leia também: Preço da Luna Classic (LUNC) dispara 60% nas últimas 24 horas; entenda
Leia também: Startup de cripto argentina Lemon Cash dá NFT para brasileiros que baixarem app
Leia também: Gigante da moda Hermes se aventura no metaverso com registro de marca para NFTs e Web3