Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Mineração

Ethereum ultrapassa 500 mil validadores na rede e rentabilidade de staking cai

  • Por Cassio Gusson
  • - 15/01/2023
  • às 13:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Ethereum ultrapassa 500 mil validadores na rede e rentabilidade de staking cai
Foto: Unsplash

A Ethereum atingiu a marca de 500.000 validadores registrados em sua rede, o que significa que existem mais de 16 milhões de ETH depositados em staking.

Essa conquista foi alcançada pouco mais de dois anos após o lançamento da Beacon Chain, a blockchain Ethereum 2.0. A implementação dessa blockchain em dezembro de 2020 foi o ponto de partida para que os validadores pudessem se registrar na rede.

A Beacon Chain, substituiu os mineradores por validadores, cuja tarefa é confirmar transações.

De acordo com os gráficos de crescimento do registro de validadores da Dune Research, houve um pequeno aumento nos números registrados a partir de 15 de setembro de 2022, data do The Merge. Entretanto, entre os meses de março e junho de 2022, o impulso foi consideravelmente maior.

  • Leia também: Uso ilícito de criptomoedas atinge máximo histórico, diz Chainalysis 

Staking no Ethereum

Para possuir um nó validador Ethereum, é necessário depositar 32 ETH em um contrato de rede especial. No entanto, existem opções mais baratas, conhecidas como staking pools, com depósitos de até US$ 1, que delegam a administração e posse do nó a terceiros. Exchanges como Binance e OKX oferecem este tipo de serviço.

Apesar do crescimento no número de validadores, isso se traduziu em uma redução da sua rentabilidade, já que, conforme estabelecido pelo próprio protocolo Ethereum, quanto maior a quantidade de ETH em jogo, menor a rentabilidade. Atualmente, cerca de 12,5% de todo o ETH é depositado em staking.

Até então, os retornos anuais estavam em torno de 5,72% ao ano e o staking em torno de 10 milhões de ETH. Quando o Stalingrado atingiu 15 milhões, eles foram reduzidos para cerca de 4,2% ao ano. Ainda assim, o número de validadores registrados não tem diminuído. Além disso, as retiradas do sistema de staking estão bloqueadas desde o lançamento da Beacon Chain.

No entanto, como mostrou o CriptoFácil, os desenvolvedores já estão trabalhando na habilitação de saques. Março é o mês previsto para que esses saques sejam possíveis com a ativação da atualização que vem sendo chamada de Shangai.

  • Leia também: Alta na Lido e outras altcoins pode não ser sustentável, diz Santiment 

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.